Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2521
Autor(a): Cerqueira, Marcos Aurélio da Silva
Orientador: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Título: Dificuldade dos alunos com deficiência física em sala de aula: um estudo em uma cidade no interior do estado do Tocantins
Palavras-chave: Educação especial;Deficiência física;Educação inclusiva;Acessibilidade nas escolas
Data do documento: 6-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CERQUEIRA, Marcos Aurélio da Silva. Dificuldade dos alunos com deficiência física em sala de aula: um estudo em uma cidade no interior do estado do Tocantins. 2017. 32 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2017.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo conhecer e analisar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência nas salas de aula do ensino regular buscando conhecer suas dificuldades e avanços. Inicialmente, para contextualização da temática, foi realizado um resgate histórico sobre a importância da legislação sobre Educação Especial e a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas garantindo assim seus direitos respaldados na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Declaração de Salamanca, Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência o amparo legal de que todos os alunos com necessidades especiais possuem o direito de serem incluídos nas atividades escolares em todas as disciplinas do currículo escolar. Para concluir destacamos que a inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência física na escola pode ser benéfica como forma de adaptação escolar, tanto para aluno com necessidades, quanto para o aluno normal.
Abstract: This monograph aims to know and analyze how occurs the inclusion of students with disabilities in classrooms of regular education seeking to know their difficulties and advances. Initially, to contextualize the theme, a historical rescue was made on the importance of legislation on Special Education and the inclusion of students with disabilities in class, thus guaranteeing their rights backed by the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Declaration of Salamanca, National Policy for the Integration of Persons with Disabilities, the legal support that all students with special needs have the right to be included in school activities in all disciplines of the school curriculum. To conclude, we emphasize that the inclusion of people with special needs and physical deficiency in school can be beneficial as a form of school adaptation, both for students with needs and for the normal student.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2521
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