Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ruhena Kelber Abrão-
dc.contributor.authorCerqueira, Marcos Aurélio da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-06T13:27:06Z-
dc.date.available2021-04-06T13:27:06Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Marcos Aurélio da Silva. Dificuldade dos alunos com deficiência física em sala de aula: um estudo em uma cidade no interior do estado do Tocantins. 2017. 32 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2521-
dc.description.abstractThis monograph aims to know and analyze how occurs the inclusion of students with disabilities in classrooms of regular education seeking to know their difficulties and advances. Initially, to contextualize the theme, a historical rescue was made on the importance of legislation on Special Education and the inclusion of students with disabilities in class, thus guaranteeing their rights backed by the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Declaration of Salamanca, National Policy for the Integration of Persons with Disabilities, the legal support that all students with special needs have the right to be included in school activities in all disciplines of the school curriculum. To conclude, we emphasize that the inclusion of people with special needs and physical deficiency in school can be beneficial as a form of school adaptation, both for students with needs and for the normal student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidade nas escolaspt_BR
dc.titleDificuldade dos alunos com deficiência física em sala de aula: um estudo em uma cidade no interior do estado do Tocantinspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo conhecer e analisar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência nas salas de aula do ensino regular buscando conhecer suas dificuldades e avanços. Inicialmente, para contextualização da temática, foi realizado um resgate histórico sobre a importância da legislação sobre Educação Especial e a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas garantindo assim seus direitos respaldados na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Declaração de Salamanca, Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência o amparo legal de que todos os alunos com necessidades especiais possuem o direito de serem incluídos nas atividades escolares em todas as disciplinas do currículo escolar. Para concluir destacamos que a inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência física na escola pode ser benéfica como forma de adaptação escolar, tanto para aluno com necessidades, quanto para o aluno normal.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Aurelio Cerqueira - Monografia.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.