Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7780
Autor(a): Silva, Maurício de Almeida da
Orientador: Pinto, Mac David da Silva
Título: Ensino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógica
Palavras-chave: Residência pedagógica;Ensino de ciências;Prática pedagógica;Experiência;Pedagogical residency;Pedagogy;Pedagogical practice;Experience
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Maurício de Almeida da. Ensino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógica. 2024. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025.
Resumo: Este estudo pretende descrever as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação docente em Ciências Biológicas. Versa sobre um relato de experiência quanto às atividades realizadas durante o período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico e na Escola Municipal Celso Alves Mourão, ambas as instituições estão localizadas no município de Porto Nacional, Tocantins. Utilizou-se da metodologia qualitativa, descritivo e exploratório. Com os resultados, concluiu-se que a experiência adquirida com a PRP, no ambiente escolar, auxiliou na compreensão do âmbito escolar, evidenciando as dificuldades, os limites e barreiras que o professor enfrenta em sala de aula, sendo uma oportunidade enriquecedora para a formação docente. Considerações finais: O programa de Residência Pedagógica é essencial para que os acadêmicos de licenciatura possam conhecer e alicerçar o embasamento teórico na prática profissional.
Abstract: This study aims to describe the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training in Biological Sciences. It covers an experience report regarding the activities carried out during the period from August 2018 to December 2019, at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico and Escola Municipal Celso Alves Mourão, both institutions are located in the municipality of Porto Nacional, Tocantins. Qualitative, descriptive and exploratory methodology was used. With the results, it was concluded that the experience acquired with PRP, in the school environment, helped in understanding the school environment, highlighting the difficulties, limits and barriers that the teacher faces in the classroom, being an enriching opportunity for training teacher. Final considerations: The Pedagogical Residency program is essential so that undergraduate students can learn about and support the theoretical basis in professional practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7780
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maurício de Almeida da Silva.pdf686.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.