Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Mac David da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Maurício de Almeida da-
dc.date.accessioned2025-08-07T20:57:53Z-
dc.date.available2025-08-07T20:57:53Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Maurício de Almeida da. Ensino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógica. 2024. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7780-
dc.description.abstractThis study aims to describe the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training in Biological Sciences. It covers an experience report regarding the activities carried out during the period from August 2018 to December 2019, at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico and Escola Municipal Celso Alves Mourão, both institutions are located in the municipality of Porto Nacional, Tocantins. Qualitative, descriptive and exploratory methodology was used. With the results, it was concluded that the experience acquired with PRP, in the school environment, helped in understanding the school environment, highlighting the difficulties, limits and barriers that the teacher faces in the classroom, being an enriching opportunity for training teacher. Final considerations: The Pedagogical Residency program is essential so that undergraduate students can learn about and support the theoretical basis in professional practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleEnsino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende descrever as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação docente em Ciências Biológicas. Versa sobre um relato de experiência quanto às atividades realizadas durante o período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico e na Escola Municipal Celso Alves Mourão, ambas as instituições estão localizadas no município de Porto Nacional, Tocantins. Utilizou-se da metodologia qualitativa, descritivo e exploratório. Com os resultados, concluiu-se que a experiência adquirida com a PRP, no ambiente escolar, auxiliou na compreensão do âmbito escolar, evidenciando as dificuldades, os limites e barreiras que o professor enfrenta em sala de aula, sendo uma oportunidade enriquecedora para a formação docente. Considerações finais: O programa de Residência Pedagógica é essencial para que os acadêmicos de licenciatura possam conhecer e alicerçar o embasamento teórico na prática profissional.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Maurício de Almeida da Silva.pdf686.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.