Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7780
Authors: | Silva, Maurício de Almeida da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinto, Mac David da Silva |
Title: | Ensino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógica |
Keywords: | Residência pedagógica;Ensino de ciências;Prática pedagógica;Experiência;Pedagogical residency;Pedagogy;Pedagogical practice;Experience |
Issue Date: | 7-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Maurício de Almeida da. Ensino de Ciências e Biologia: um relato de experiência do programa de residência pedagógica. 2024. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo pretende descrever as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação docente em Ciências Biológicas. Versa sobre um relato de experiência quanto às atividades realizadas durante o período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico e na Escola Municipal Celso Alves Mourão, ambas as instituições estão localizadas no município de Porto Nacional, Tocantins. Utilizou-se da metodologia qualitativa, descritivo e exploratório. Com os resultados, concluiu-se que a experiência adquirida com a PRP, no ambiente escolar, auxiliou na compreensão do âmbito escolar, evidenciando as dificuldades, os limites e barreiras que o professor enfrenta em sala de aula, sendo uma oportunidade enriquecedora para a formação docente. Considerações finais: O programa de Residência Pedagógica é essencial para que os acadêmicos de licenciatura possam conhecer e alicerçar o embasamento teórico na prática profissional. |
Abstract: | This study aims to describe the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training in Biological Sciences. It covers an experience report regarding the activities carried out during the period from August 2018 to December 2019, at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico and Escola Municipal Celso Alves Mourão, both institutions are located in the municipality of Porto Nacional, Tocantins. Qualitative, descriptive and exploratory methodology was used. With the results, it was concluded that the experience acquired with PRP, in the school environment, helped in understanding the school environment, highlighting the difficulties, limits and barriers that the teacher faces in the classroom, being an enriching opportunity for training teacher. Final considerations: The Pedagogical Residency program is essential so that undergraduate students can learn about and support the theoretical basis in professional practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7780 |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maurício de Almeida da Silva.pdf | 686.18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.