Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7627
Autor(a): Viegas, Célia Lemes
Orientador: Souza, Luciane Silva de
Título: Inclusão de alunos nas escolas regulares: uma análise sobre desafios, possibilidades e estratégias pedagógicas
Palavras-chave: Educação especial; Inclusão escolar; Estudantes cegos; Educação inclusiva.
Data do documento: 16-Jun-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: VIEGAS, Célia Lemes. Inclusão de alunos nas escolas regulares: uma análise sobre desafios, possibilidades e estratégias pedagógicas. 2024. 35f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: A inclusão de estudantes cegos em instituições de ensino comuns é um assunto fundamental para a criação de um sistema educacional justo. Este artigo investiga os obstáculos, oportunidades e abordagens pedagógicas no processo de inclusão, concentrando-se em teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações (BDTD). Através de uma metodologia qualitativa e análise de documentos, a pesquisa identificou desafios estruturais, pedagógicos e sociais que esses estudantes enfrentam, além de estratégias inclusivas, como a utilização de tecnologias assistivas e a capacitação de docentes. A pesquisa conclui que a inclusão requer adaptações nos currículos, melhorias na infraestrutura e o fortalecimento da formação contínua de educadores. Esses aspectos são cruciais para garantir a equidade de oportunidades e o direito a uma educação de qualidade para alunos com deficiência visual nas escolas regulares.
Abstract: The inclusion of blind students in common educational institutions is a fundamental issue for creating a fair educational system. This article investigates the obstacles, opportunities and pedagogical approaches in the inclusion process, focusing on theses and dissertations available in the Theses and Dissertations Bank (BDTD). Through a qualitative methodology and document analysis, the research identified structural, pedagogical and social challenges that these studentsface,in addition to inclusive strategies, such as the use of assistive technologies and teacher training. The research concludes that inclusion requires adaptations in curricula, improvements in infrastructure and strengthening the continuous training of educators. These aspects are crucial to guarantee equity of opportunities and the right to quality education for students with visual impairments in regular schools.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7627
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