Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Luciane Silva de-
dc.contributor.authorViegas, Célia Lemes-
dc.date.accessioned2025-06-16T19:17:47Z-
dc.date.available2025-06-16T19:17:47Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationVIEGAS, Célia Lemes. Inclusão de alunos nas escolas regulares: uma análise sobre desafios, possibilidades e estratégias pedagógicas. 2024. 35f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7627-
dc.description.abstractThe inclusion of blind students in common educational institutions is a fundamental issue for creating a fair educational system. This article investigates the obstacles, opportunities and pedagogical approaches in the inclusion process, focusing on theses and dissertations available in the Theses and Dissertations Bank (BDTD). Through a qualitative methodology and document analysis, the research identified structural, pedagogical and social challenges that these studentsface,in addition to inclusive strategies, such as the use of assistive technologies and teacher training. The research concludes that inclusion requires adaptations in curricula, improvements in infrastructure and strengthening the continuous training of educators. These aspects are crucial to guarantee equity of opportunities and the right to quality education for students with visual impairments in regular schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação especial; Inclusão escolar; Estudantes cegos; Educação inclusiva.pt_BR
dc.titleInclusão de alunos nas escolas regulares: uma análise sobre desafios, possibilidades e estratégias pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA inclusão de estudantes cegos em instituições de ensino comuns é um assunto fundamental para a criação de um sistema educacional justo. Este artigo investiga os obstáculos, oportunidades e abordagens pedagógicas no processo de inclusão, concentrando-se em teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações (BDTD). Através de uma metodologia qualitativa e análise de documentos, a pesquisa identificou desafios estruturais, pedagógicos e sociais que esses estudantes enfrentam, além de estratégias inclusivas, como a utilização de tecnologias assistivas e a capacitação de docentes. A pesquisa conclui que a inclusão requer adaptações nos currículos, melhorias na infraestrutura e o fortalecimento da formação contínua de educadores. Esses aspectos são cruciais para garantir a equidade de oportunidades e o direito a uma educação de qualidade para alunos com deficiência visual nas escolas regulares.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqPedagogia; Ciências Humanas; Graduação; Miracema.pt_BR
dc.publisher.cursoPedagogiapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Célia Lemes Viegas - Monografia.pdf427.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.