Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7413
Autor(a): Corsino, Marcos Fernando Rodrigues da Silva
Orientador: Souza, Luciane Silva de
Título: As contribuições da história da educação para reflexão do contexto educacional na formação dos licenciados
Palavras-chave: História da educação; Formação de professores; Prática educacional; Vida acadêmica.
Data do documento: 24-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CORSINO, Marcos Fernando Rodrigues da Silva. As contribuições da história da educação para reflexão do contexto educacional na formação dos licenciados. 2023. 30f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: O presente artigo busca analisar a importância da disciplina História da educação nos cursos de licenciatura, analisando os PPCs dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Tocantins. Também o desenvolvimento histórico dessa disciplina nos cursos de formação de professores. Foi uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e qualitativa, que partiu de uma análise documental. Através dessa pesquisa tivemos a oportunidade de perceber que tal disciplina está presente em quase todos os cursos de licenciatura da UFT. Percorrendo esse caminho conseguimos contextualizar a discussão tanto levado em conta as particularidades da disciplina, chegando à conclusão de que o estudo contínuo dela irá produzir um profissional mais reflexivo, tanto em relação à sociedade, como em sua função de ensinar e capaz de lidar com aquilo que está presente no contexto educacional.
Abstract: This article seeks to analyze the importance of the subject History of Education in teaching courses, analyzing the PPCs of teaching courses at the Federal University of Tocantins, and the historical development of this subject in teacher training courses. Through a documentary analysis, we seek to analyze the impacts that the study of this subject generates in the formation and practice of the Pedagogue. Through this research, we had the opportunity to realize that this discipline is present in almost all UFT degree courses, the history of the institution and of each city that has a campus with a degree, as well as the analysis of the Curriculum Proposals of all degree courses. Following this path, we managed to contextualize the discussion both taking into account the particularities of our time and our region, reaching the conclusion that the continuous study of it will produce a more reflective professional, both in relation to society and in his role of teaching and capable of dealing with what is present in the educational context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7413
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Fernando Rodrigues da Silva Corsino - Artigo de graduação.pdf668.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.