Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6048
Autor(a): Ramos, Wanessa Ribeiro
Orientador: Rodrigues, Thallyta Teixeira Silva
Título: Ordenamentos jurídicos educacionais no período de pandemia e pós-pandemia no Brasil, no estado do Tocantins em específico na cidade de Palmas
Palavras-chave: Políticas educacionais;Pandemia Covid-19;Pós-pandemia;Tocantins;Palmas
Data do documento: 10-Out-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: RAMOS, Wanessa Ribeiro. Ordenamentos jurídicos educacionais no período de pandemia e pós-pandemia no Brasil, no estado do Tocantins em específico na cidade de Palmas. 2023. 53f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca trazer os Ordenamentos Jurídicos Educacionais criados no período de Pandemia e Pós-Pandemia para atender os alunos da educação básica no estado do Tocantins, em específico na cidade de Palmas. A pesquisa consiste em refletir sobre as ações e programas elaborados através das legislações, portarias e decretos, as medidas que foram criadas para garantir o acesso à educação para as crianças na educação básica de ensino. A pesquisa tem como objetivo geral investigar os Ordenamentos Jurídicos Educacionais criados durante o período de Pandemia e Pós-pandemia, apresentar cada um deles e analisar as ações realizadas pelas secretarias da educação do estado do Tocantins e na cidade de Palmas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental. realizou-se investigações sobre o tema, através de sites oficiais que disponibiliza a legislação, como o site do Planalto e o site do Ministério da Educação, também diversos artigos e livros de autores como: Dias e Matos (2012); Bucci (2001); Bucci (2006); Souza, Gonçalves e Jorge (2021); Carmo e Rocha (2014) e Tenório, Ferreira e Souza (2021). Mediante várias investigações coletadas, foi realizado um compilado de informações acerca das Políticas Educacionais durante a Pandemia e Pós-pandemia atrelada às legislações realizadas em seus respectivos períodos e ao final realizo uma reflexão sobre o enfrentamento e os impactos causados na área da educação no Estado do Tocantins na cidade de Palmas.
Abstract: The present work seeks to bring the Educational Legal Orders created in the Pandemic and Post-Pandemic period to serve basic education students in the state of Tocantins, specifically in the city of Palmas. The research consists of reflecting on the actions and programs elaborated through legislation, ordinances and decrees, the measures that were created to guarantee access to education for children in basic education. The general objective of the research is to investigate the educational Legal Orders created during the Pandemic and Post-pandemic period, to present each one of them and to analyze the actions carried out by the education secretariats of the state of Tocantins and in the city of Palmas. The methodology used was a qualitative bibliographic and documentary research, investigations were carried out on the subject, through official websites that make the legislation available, such as the Planalto website and the Ministry of Education website, as well as several articles and books by authors such as: Dias and Matos (2012); Bucci (2001); Bucci (2006); Souza, Gonçalves and Jorge (2021); Carmo e Rocha (2014) and Tenório, Ferreira e Souza (2021). Through several investigations collected, a compilation of information was carried out about Educational Policies during the Pandemic and Post-pandemic linked to the legislation carried out in their respective periods and at the end I carry out a reflection on the confrontation and the impacts caused in the area of education in the State of Tocantins in the city of Palmas.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6048
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