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Authors: Lima, Janayara Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Bodnar, Roseli
Title: Memórias de mulheres negras em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo
Keywords: Literatura; Autoria feminina negra; Mulher negra; Memórias; Literature; Black female autorship; Black Woman; Memories
Issue Date: 30-Apr-2020
Citation: LIMA, Janayara Araújo. Memórias de mulheres negras em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo.2020.113f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa acerca da obra Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), de Conceição Evaristo, realiza uma discussão e problematização sobre as memórias de mulheres negras como mote narrativo que suscita diversos temas no ato da rememoração. É por meio da contação de lembranças que o leitor conhece as histórias de vida das mulheres negras que compõem as narrativas da obra. É inegável a contribuição da escritora mineira para a Literatura Brasileira Contemporânea, principalmente por sua escrita fazer parte do ramo da literatura de autoria feminina negra. Nesse sentido, devido à influência da temática negra em seu projeto literário, bem como por conta do ponto de vista assumido pela autora no ato da escrita e pela forma como aborda outros elementos literários em suas produções, atualmente, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura afro-brasileira. Desse modo, neste estudo, discute-se aspectos bibliográficos da autora como essenciais para o estudo de suas obras, ressaltando, inclusive, o percurso traçado pelas mulheres no Brasil e pela própria Conceição Evaristo para a conquista da escrita, bem como investiga-se o modo como se dá a recepção crítica de suas obras. Em relação à escrita literária de autoria feminina negra, dá-se como ato de resistência. Em outras palavras, não se trata de uma narrativa masculina, mas de uma narrativa construída em contraposição ao discurso hegemônico. Logo, é a violência, o abandono, a maternidade e outros temas complexos sendo construídos sob um ponto de vista feminino e subalterno. Para a realização da pesquisa empreendida, a análise parte de estudos conceituais que auxiliam na compreensão desses fenômenos, com base nas contribuições teóricas de Djamila Ribeiro (2017), Angela Davis (2016), Regina Dalcastagnè (2012), Ecléa Bosi (2003, 1979), Michael Pollak (1989; 1992), Maurice Halbwachs (1968) e outros.
Abstract: This research about the work Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), by Conceição Evaristo, makes a discussion and problematization about the memories of black women as a narrative motto that raises several themes in the act of remembering. It is through the recounting of memories that we get to know the women's black life stories that make up the narratives of Insubmissas lágrimas de mulheres. The contribution of the writer to Literatura Brasileira Contemporânea is undeniable, mainly because her writing is part of the branch of black female literature. In this sense, due to the influence of the black theme in her literary project, as well as because of the point of view assumed by the author in the act of writing and the way she approaches other literary elements in her productions, currently Conceição Evaristo is one of the main names of Afro-Brazilian literature. Thus, in this study, bibliographic aspects of the author are discussed as essential for the study of her works, including highlighting the path traced by women in Brazil and this author's own path to conquer writing, as well as investigating how the critical reception of her works takes place. Regarding literary writing by black female authors, it occurs as an act of resistance. In other words, it is not a male narrative, but it is a narrative constructed in opposition to the hegemonic discourse. Therefore, it is violence, abandonment, motherhood and other complex themes being constructed from a feminine and subordinate point of view. To this end, this analysis starts from conceptual studies that help in understanding these phenomena, based on the theoretical contributions of Djamila Ribeiro (2017), Angela Davis (2016), Regina Dalcastagnè (2012), Ecléa Bosi (2003, 2015), Michael Pollak (1989; 1992), Maurice Halbwachs (1968) and others.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4631
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