Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4358
Autor(a): Santos, Milena dos
Orientador: Silva, Cícero da
Título: O gênero história em quadrinhos como recurso metodológico para análise das práticas e representações de letramento de educandos da educação do campo
Palavras-chave: História em Quadrinhos; práticas e representações de letramento; Educação do Campo.
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Milena dos. O gênero história em quadrinhos como recurso metodológico para análise das práticas e representações de letramento de educandos da educação do campo. 2021.142f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em Letras, Araguaína, 2021.
Resumo: Nesta dissertação, apresentamos uma análise das práticas e representações de letramento acadêmico a partir da transp os ição didática do gênero História em Quadrinhos (HQs) no curso de Licencia t ura e m Edu cação do Campo: Códig os e Linguagens Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), c a mpus de Tocantinópolis. A investigação concebe as HQs enquanto gênero di scursivo e objeto de ensino. As análises focalizam a didatização, temátic a das HQ s e aspectos visuais. A pesquisa fundamenta se nas teorias do letramento e alicerça se no campo da Linguística Aplicada, pois esta é uma ciência social de estudos da linguag em de caráter interdisciplinar (MOITA LOPES, 2006). A inserção da pesquisa n esse campo se dá pelo fato de t rabalharmos com atores sociais de comunidades camponesas e de o gênero alvo da produção se caracterizar como multissemiótico , uma vez que este perpas sa a linguagem verbal e não verbal, dando a possibilidade de os colaborador e s ult rapas sarem o limite da esc rita. Os dados do estudo são constituídos de textos de 15 exemplares do gênero HQ s e trechos (transcritos) de 14 entrevistas realizadas com os colabo ra dores da pesquisa. Para analisar esta temática, o trabalho tem como base a pesq uisa participante (BRANDÃO , 1998), já que houve uma interação direta entre pesquisado ra e os colaboradores, além da pesquisador a ter frequent ado as aulas e realiz ado todas as at ividades da disciplina juntamente com os colaboradores. A pesquisa é de n a turez a qua litativo interpretati vista ( FLICK, 2009) e se pautará na técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para tratar os dados. Os dados foram gerados na disciplina optativa História em Quadrinhos”, ofertada no 6° período do curso focalizado. O cu r so pe squis ado é destinado a pes soas do campo, sendo os colaboradores indígenas, camponeses, quilombolas etc. Por este gênero possuir uma união de sistemas de linguagens diferentes, d entre estas estão a linguagem não verbal e a linguagem textual, foi possí v el id entif icar traços do letram ento que os acadêmicos possuem em suas experiências de vida. E sendo os colaboradores da pesquisa oriundos de comunidades distintas situadas no meio ru ral brasileiro, eles apresentaram práticas e representações de letramento diver sas e peculiares. Acredita se que esta investigação tra z resultados significativos para a área de Estudos da Linguagem , mostrando que o gênero HQs pode ser um instrumento peda gó gico dentro do espaço universitário, corrob ora ndo seu papel não somente c omo fe rrame nta de coleta de dado s, mas como material de ensino. A partir dos seus signos visuais e linguísticos as HQs podem auxiliar pesquisadores a interpretar a realidade de quem p roduziu o gênero, servindo como fonte de pesquisa para diversas temáticas
Abstract: The thesis presents an analysis of the practices a nd representations of academic literacy based on the didactic transposition of the Comi cs genre in the Rura l Educati on degree : Codes and Languages Arts and Music Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens Artes e Música ) at the Federal Un iv ersity of Tocantins (UFT), campus Tocantinópolis. This research conceives Comics as a discursive genre an d teachin g object. The analysis focuses on the didactic, thematic and visual aspects of the Comics and is based on literacy theories, grounded in the f ield of Applied Linguistics, which is a social science of language studies of interdi sciplinary nature (M OITA LOPE S, 2006). The research works with social actors from peasant communities and the target genre of the production is characterized as multisem io tic, permeated with verbal and non verbal language, giving the collaborators the poss ibility of going bey ond the l imits of writing. The data of the study consists of texts from 15 examples of the Comics genre and excerpts (transcribed) from 14 interviews c onducted with the research collaborators. The methodology employed is participant research (BRANDÃO, 1998), si nce there was a direct interaction between researcher and collaborators; the researcher also attended classes and performed all activities of th e subject along with the collaborators. The thesis is qualitative interpretative in nature (FLICK, 2009 ) and bas ed on the content analysis technique (BARDIN, 2016). The data were generated through the optional subject "Comics", offered in the 6th period of the mentioned degree, aimed at people from the countryside, being the collaborator s indigenous, peasan ts, quilo mbolos etc. Because the Comics genre has a blending of different language systems, including non verbal and textual language, it was possible t o identify traces of literacy that students have in their life experiences. The res earch collaborators come from different communities in rural Brazil, so they presented diverse and peculiar practices and representations of academic literacy. The thesis br ings significant results to the area of Language Studies, showing that the Comics g enre can be a pedago gical ins trument within the university space; corroborating its role not only as a data collection tool, but also as a teaching material. From their vi su al and linguistic signs, Comics can help researchers interpret the reality of those who produced it, se rving as a source of research for various themes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4358
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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