Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4282
Autor(a): Barros, Iramária Parrião
Orientador: Oliveira, Antonio Miranda de
Título: Um estudo da educação do campo como política pública
Palavras-chave: Educação do Campo;Políticas Públicas;Currículo;Educação rural
Data do documento: 21-Out-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARROS, Iramária Parrião. Um estudo da educação do campo como política pública. 2022. 50 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema do Tocantins, 2022.
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como tema central discutir sobre a Educação do Campo como política pública, abordando elementos que fizeram parte da história da educação do campo. Teve como objetivo fazer uma discussão sobre os principais temas que fazem parte da construção da educação do campo a partir da conferência nacional por uma educação do campo realizada no Goiás em 1998. Dessa forma este trabalho buscou salientar sobre o percurso histórico da educação do campo com embasamento nas discussões da autora Caldart (2000, 2002, 2004 e 2008), abordando os movimentos sociais, as organizações dos currículos escolares, projeto políticos-pedagógicos e marcos legais que fazem parte da construção da educação do campo. A educação do campo continua em construção e torna-se importante compreender a necessidade de efetivar um processo formativo que leve em conta as especificidades do território e dos sujeitos do campo e que agreguem aos conhecimentos e saberes de crianças e jovens que vivem neste espaço.
Abstract: El tema central de este trabajo monográfico es discutir la Educación Rural como política pública, abordando elementos que formaron parte de la historia de la educación rural. Tuvo como objetivo discutir los principales temas que forman parte de la construcción de la educación rural a partir de la conferencia nacional para la educación rural realizada en Goiás en 1998. De esta manera, este trabajo buscó resaltar el curso histórico de la educación rural con base en las discusiones del autor. Caldart (2000, 2002, 2004 y 2008), abordando los movimientos sociales, las organizaciones curriculares escolares, los proyectos político-pedagógicos y los marcos legales que forman parte de la construcción de la educación rural. La educación rural aún está en construcción y es importante entender la necesidad de realizar un proceso formativo que tenga en cuenta las especificidades del territorio y los sujetos del campo y que sume a los saberes y saberes de los niños y jóvenes que viven en este espacio
URI: http://hdl.handle.net/11612/4282
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iramária Parrião Barros - Monografia..pdf833.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.