Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4096
Authors: Rocha, Amanda Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Paulo Cléber Mendonça
Title: Informática na educação: o computador como recurso auxiliar no processo de ensino - Realidade ou utopia?
Keywords: Tecnologias;Informática;Ensino;Computadores
Issue Date: 5-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROCHA, Amanda Gomes. Informática na educação: o computador como recurso auxiliar no processo de ensino - Realidade ou utopia? 2008. 42f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema, 2008.
metadata.dc.description.resumo: A globalização da economia e o desenvolvimento tecnológico impõem constantes transformações nas sociedades, nesse sentido, a escola não poderia ficar à parte dessas modificações, uma vez que, dela se espera formar um cidadão com consciência crítica e criatividade, além de desenvolver competências e habilidades que o permitam viver e participar ativamente da sociedade em que está inserido. Dessa forma, acredita-se que, as novas tecnologias da informação e comunicação, em especial a informática aplicada ao ensino, possam vir a transformar a maneira do professor ensinar seus alunos, servindo como um recurso auxiliar no processo de ensino, e, consequentemente, ajudar a melhorar a educação, desde que, aplicada de modo correto e permita a interação entre professores e alunos. A questão norteadora do trabalho, portanto, é verificar se os computadores estão realmente sendo utilizados para auxiliar no processo de ensino em nossas escolas públicas, nesse caso, na Escola Estadual Manoel Messias do município de Miracema do Tocantins. Para atingir o objetivo, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e de campo através de entrevistas. Tal pesquisa levou a conclusão que vários fatores como: resistência por parte da escola e dos professores em relação ao computador; falta de profissionais capacitados; falta de manutenção e atualização das máquinas e a insuficiência de políticas públicas e suas aplicações nessa área, tornam a informática educativa uma utopia, longe de ser efetivada em nossas escolas.
Abstract: The globalization of the economy and technological development impose constant transformations in societies, in this sense, the school could not be apart from these changes, since it is expected to form a citizen with critical awareness and creativity, in addition to developing skills and abilities that allow him to live and participate actively in the society in which he is inserted. In this way, it is believed that the new information and communication technologies, especially informatics applied to teaching, may transform the way teachers teach their students, serving as an auxiliary resource in the teaching process, and, consequently, help improve education, as long as it is applied correctly and allows interaction between teachers and students. The guiding question of the work, therefore, is to verify if computers are really being used to assist in the teaching process in our public schools, in this case, in the Manoel Messias State School in the municipality of Miracema do Tocantins. To achieve the objective, the following methodological procedures were used: bibliographic and field research through interviews. Such research led to the conclusion that several factors such as: resistance on the part of the school and teachers in relation to the computer; lack of trained professionals; lack of maintenance and updating of machines and the insufficiency of public policies and their applications in this area, make educational informatics a utopia, far from being implemented in our schools.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4096
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