Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3498
Authors: Sousa, Ricardo Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: A compreensão leitora na voz do(a) professor(a) e suas complexidades para o ensino de língua portuguesa
Keywords: Leitura; Linguagem; Interação e Dialogismo; Formação de Professores; Reading; Language; Interaction and Dialogism; Teacher´s Education
Issue Date: 30-Sep-2021
Citation: SOUSA, Ricardo Ferreira de. A compreensão leitora na voz do(a) professor(a) e suas complexidades para o ensino de língua portuguesa.2021.139f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A leitura é um tema multiface e muito necessária para a formação do sujeito. Em geral, é na escola que os alunos são letrados e é lá também que boa parte de suas experiências são notadas, pois tendem adquirir incentivos para a vida que decorre de uma formação orientada para o pensamento crítico, reflexivo e responsivo. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo, advindo do aspecto dialógico da linguagem à luz da Linguística Aplicada, busca compreender quais são as concepções de leitura e de leitor e os enredamentos para a formação de leitores trazida pelos professores de Língua Portuguesa de uma escola pública do Estado do Tocantins. O interesse pelo tema na unidade de ensino leva em consideração o fato de que as discussões e as compreensões de leitura dos professores possam colaborar para o desenvolvimento dos estudos na área da linguagem, em específico, dos procedimentos de leitura na escola. Dessa forma, ao colocarmos os dizeres dos professores em curso podemos colaborar para a constituição de sentidos variados que circulam da esfera escolar, pois, quando são criados mecanismos de interação verbal entre os interlocutores pressupomos a troca de experiências e conhecimentos por meio do diálogo entre sujeitos. Esta pesquisa, à luz da Linguística Aplicada e subsidiada pelas teorias sobre leitura interativa e dialógica, numa perspectiva sócio-histórica e ideológica da linguagem, pressupõe, a partir do estudo de caso, uma representação das concepções dos docentes atuantes na escola pesquisada. Os pressupostos gerais do interacionismo e do dialogismo na perspectiva sócio-histórica e ideológica da linguagem são embasados por meio dos estudos de Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Bakhtin (2003/2011) e de contribuições teóricas de autores que discutem sobre as concepções de leitura para o ensino de língua materna, como Menegassi (2010); Menegassi e Fuza (2010; 2018); Fuza, Menegassi e Ohuschi (2020); Leffa (1999); Solé (1998); Kleiman (2016), entre outros. O instrumento de pesquisa utilizado neste estudo foi o questionário on-line do google forms, para a posterior análise da materialidade linguística. Participaram da pesquisa seis professoras de Língua Portuguesa de uma escola pública do Ensino Médio do Estado do Tocantins. Deste modo, contemplamos esta pesquisa com base em três capítulos: No primeiro, tratamos sobre o momento sócio-histórico e ideológico que demanda as concepções teóricas de linguagem e de leitura. No segundo, abordamos o viés metodológico da pesquisa. E, no terceiro, consideramos as análises e a construção dos discursos das participantes, momento em que evidenciamos as concepções de ensino de leitura e a articulação com as práticas que acontecem na escola. A partir da análise das vozes das participantes sobre as concepções de leitura e seus enredamentos, constatamos que ora as professoras revelam concepções com foco na interação e no dialogismo e ora revelam posturas tradicionalistas de ensino. Além disso, em alguns momentos, as professoras parecem desconhecer as concepções e os momentos do texto, do leitor e do autor, ficando muitas vezes no senso comum. Por outro lado, o estudo demonstra que o processo de ensino perpassa por desafios que vai desde a falta de material didático para o planejamento à receptividade da aula pelos alunos, o que revela a multiplicidade de casos que subsidiam a construção do ensino-aprendizagem, partindo dos níveis mais simples aos mais complexos da prática docente.
Abstract: Reading is a multifaceted topic and highly important for the development of the individual. In most cases, it is at school that students are literate, and it is also there that much of their experience is perceived, as they acquire encouragement for life that emerges from an education guided toward a critical, thoughtful, and responsive way of thinking. Therefore, the main purpose of this study, originating from the dialogical aspect of language in the light of Applied Linguistics, attempts to comprehend the conceptualizations of reading, readers and the implications for the development of readers provided by the Portuguese Language teachers of a public school in the state of Tocantins. The interest for the theme in the teaching institution takes into consideration the fact that the debates and the teachers' comprehensions of reading may collaborate to the advancement of studies in the domain of language, in particular, of reading practices at School. In this context, when we put the teachers' statements in course we can contribute to the constitution of several meanings that are being circulated in the school environment, since, verbal interaction mechanisms are established among the interlocutors, we presume the exchange of experiences and acquaintances by the dialogue between individuals. This research, in the light of Applied Linguistics and supported by the theories on interactive and dialogical reading, from a social-historical and ideological standpoint of language, presumes, from the case study, a representation of the conceptions of the teacher working at the school investigated. The general premises of interactionism and dialogism in the socio historical and ideological perspective of language are anchored through the studies of Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Bakhtin (2003/2011), and the theoretical contributions of authors who have been discussing the conceptualizations of reading for mother tongue teaching, such as Menegassi (2010); Menegassi and Fuza (2010; 2018); Fuza, Menegassi, and Ohuschi (2020); Leffa (1999); Solé (1998); Kleiman (2016), among others. The research tool used to conduct this study was the an online questionnaire (google forms), for the subsequent analysis of the linguistic materiality. Six Portuguese Language teachers from a public high School, in the state of Tocantins, were part of the research as participants. Therefore, we organized this research in three chapters: The first discusses the socio-historical and ideological moment that demands the theoretical constructs of language and reading. In the second, we approach the methodological bias of the research. And, in the third, we consider the analysis and construction of the participants' speeches, a moment that we emphasize the conceptions of teaching reading and the articulation with the practices that take place at school. Based on the analysis of the participants' voices about the conceptions of reading and its interrelations, we verified that sometimes the teachers reveal conceptions focused on interaction and dialogism, and other times they revealed traditionalist teaching postures. Furthermore, at some moments, the teachers seem unfamiliar with the conceptions and moments of the text, the reader, and the author, frequently remaining in common sense. On the other hand, the study proves that the teaching process goes through challenges that range from the lack of educational material to planning to the receptivity of the class by the students, which unveils the multiplicity of cases that support the construction of the teaching-learning process, from the most straightforward to the most complex levels of teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3498
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Ferreira de Sousa - Dissertação.pdf4.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.