Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2845
Autor(a): Sousa, Neurian Medrado
Orientador: Oliveira, Antônio Miranda de
Título: Reflexões acerca da Educação Infantil na rotina da Escola Municipal de Educação no Campo
Palavras-chave: Criança; Educação infantil; Educação no campo; Rotina.
Data do documento: 24-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Neurian Medrado. Reflexões acerca da Educação Infantil na rotina da Escola Municipal de Educação no Campo. 2018. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2018.
Resumo: O presente trabalho monográfico é resultado de um estudo que tem como objetivo geral fazer uma reflexão acerca da rotina da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Educação no Campo. Este estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, e tendo como recurso metodológico a observação participante na Escola Municipal de Educação no Campo através da pesquisa bibliográfica, com base em autores como Oliveira (2010), Rizzo (2010), Kishimoto (2009), Newcombe (1999), Vygotsky (2000), Oliveira (2013), entre outros que fundamentou teoricamente o estudo e a pesquisa de campo que tomou como referência nossa vivência na escola, observações e o estudo de documentos da escola. O foco de estudo para sua concretização foi fazer um breve relato sobre o histórico do conceito de criança, bem como o histórico da educação infantil no Brasil, compreender o contexto atual da educação infantil, e fazer uma analise da rotina da educação infantil em uma escola do campo. Considerando que isso se deve a uma reflexão entendendo que é importante ter em mente que nessa faixa etária as crianças estão vivenciando o mundo com seu corpo, sua mente e suas emoções. Apresentamos algumas reflexões para a prática educativa com crianças pequenas, a partir da pesquisa realizada no contexto de uma escola no município de Miracema.
Abstract: The present monographic work is the result of a study that has as general objective to make a reflection about the routine of the Infantile Education of a Municipal School of Education in the Field. Based on authors such as Oliveira (2010), Rizzo (2010), Kishimoto (2009), Newcombe (2009) 1999), Vygotsky (2000), Oliveira (2013), among others, which theoretically grounded the study and the field research that took as reference our experience in school, observations and the study of school documents. The focus of his study was to provide a brief account of the history of the concept of children, as well as the history of early childhood education in Brazil, to understand the current context of early childhood education, and to analyze the routine of early childhood education in a school from Camp. Considering that this is due to a reflection understanding that it is important to keep in mind that in this age group children are experiencing the world with their body, their mind and their emotions. We present some reflections for the educational practice with small children, based on the research carried out in the context of a school in the municipality of Miracema.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2845
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neurian Medrado Sousa - Monografia.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.