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Autor(a): Paiva, Pedro Henrique Gomes
Orientador: Oliveira, Marília Fátima de
Título: As vozes gravadas no dorso da História: narrativas múltiplas e a denuncia social em Mayombe e A Sul. O Sombreiro de Pepetela
Palavras-chave: Literatura Angolana; História; Pepetela; Narrador; Identidade; Angolan literature; History; Pepetela; Narrator; Identity
Data do documento: 30-Jan-2018
Citação: PAIVA, Pedro Henrique Gomes. As vozes gravadas no dorso da História: narrativas múltiplas e a denuncia social em Mayombe e A Sul. O Sombreiro de Pepetela.2018.166f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as obras A sul. o sombreiro (2011) e Mayombe (1980), ambas do autor angolano Pepetela, verificando como os aspectos formais e temáticos, especialmente a construção dos narradores e a representação das personagens nestes romances, contribuem para a desmistificação e reescrita do passado histórico de Angola. A fim de alcançarmos tal objetivo, realizaremos uma leitura dos romances mantendo em perspectiva a relação existente entre literatura e história presente na obra de Pepetela, com base nas teorias de autores como Roger Chartier, Walter Benjamin, Hayden White e Michael Lowy. Para analisarmos aspectos formais, como o narrador, explanaremos as terminologias específicas sobre este campo da literatura segundo Mikhail Bakhtin e Alfredo Lemos C. de Carvalho. Quanto aos aspectos temáticos, discutiremos os conceitos de pós-modernismo, conforme postulados de Linda Hutcheon e de identidade com Stuart Hall; conceitos de raça e racismo com Frantz Fanon, Tzvetan Todorov e Hanna Arendt; debateremos ainda sobre as práticas do colonialismo e o discurso colonial segundo Boaventura Souza Santos, Aimé Césaire, Kabenguele Munanga e George Balandier. Acerca da obra de Pepetela, nos respaldaremos em estudiosos especialistas como Rita Chaves, Inocência Mata, Jane Tutikian e Tania Macêdo, entre outros. A sul. o sombreiro (2011) e Mayombe (1980) serão analisados respectivamente como metaficção historiográfica e romance historiográfico, pois misturam realidade e ficção em suas narrativas, constituindo um olhar para o passado na perspectiva do presente, sendo esta uma das principais marcas da escrita de Pepetela. Consideramos a técnica de abordar múltiplos narradores e pontos de vista diferentes uma estratégia utilizada pelo autor para relativizar os discursos narrativos postos e contrapor verdades fossilizadas no tempo a fim de questionar as narrativas históricas totalizantes, excludentes e limitadoras.
Abstract: This research analyzes the novels A sul. o sombreiro (2011) and Mayombe (1980) by angolan author Pepetela. Our aim is to discover how formal and thematic aspects, especially the construction of narrators and the characters’s representation, contribute to the demystification and rewriting of Angola’s historical past. In order to achieve this objective, we will carry out a reading of the novels keeping in perspective the relation between literature and history in Pepetela’s above mentioned novels. We are going to base our analyse on the theories of Roger Chartier, Walter Benjamin, Hayden White and Michael Lowy. To analyze formal aspects, such as the narrator, we will use terminologies from this field of literature studies, especially Mikhail Bakhtin and Alfredo Lemos C. de Carvalho’s theories. As for the thematic aspects, we will discuss the concepts of postmodernism bases on Linda Hutcheon’s postulates. Matters of identity will be discussed considering Stuart Hall’s texts on the subject; race and racism considering Frantz Fanon, Tzvetan Todorov and Hanna Arendt’s discussions; colonialism and post colonial discourses are being approached according to Boaventura Souza Santos, Aimé Césaire, Kabenguele Munanga and George Balandier’s theories. Among others, Rita Chaves, Inocência Mata, Jane Tutikian and Tania Macêdo papers will be supporting information on Pepetela’s life and work. A sul. o sombreiro (2011) and Mayombe (1980) will be analyzed respectively as historiographic metafiction and historiographical novel, due to their mixture between reality and fiction in their narratives, constituing a glimpse at the past in the perspective of the present. This one of Pepetela’s writing main characteristics. We consider the technique of approaching multiple narrators and different points of view a strategy used by the author to relativize the narrative discourses placed and to counterphysical truths fossilized in time in order to question the totalizing, excluding and limiting historical narratives.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2228
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