Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/187
Autor(a): Ferreira, Gislene Pires de Camargos
Orientador: Ramos Júnior, Dernival Venâncio
Título: Escola de tempo integral e letramento literário: um estudo sobre a formação de leitores
Palavras-chave: Escola de tempo integral;Letramento literário;Complexidade e interdisciplinaridade
Data do documento: 19-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: FERREIRA, Gislene Pires de Camargos. Escola de tempo integral e letramento literário: um estudo sobre a formação de leitores. 2012. 198f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2012.
Resumo: Esta dissertação é resultante de uma investigação realizada numa escola piloto de tempo integral em Palmas - TO junto ao Mestrado em Ensino de Língua e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Objetivou analisar e compreender como acontece o processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário nesta escola de tempo integral, em que os educandos das séries finais do ensino fundamental permanecem 9 horas e meia no ambiente escolar e possuem a oficina Hora da Leitura contemplada em sua matriz curricular, além de outras oficinas, tais como: teatro, dança, música, dentre outras. O estudo de cunho interdisciplinar contou com uma elaboração teórica dos conceitos de letramento, literatura e letramento literário, em diálogo com as teorias da complexidade, da interdisciplinaridade de Fazenda e da transdisciplinaridade. A pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, a partir de uma etnografia com observação participante. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental da Proposta Curricular (2006); diário de campo com as observações registradas das aulas de Leitura, oficinas, ensaios da Cantata de Natal, reuniões, conselhos de classe e formação continuada de professores, como também entrevistas semiestruturadas feitas à diretora, coordenadora e a duas professoras de Português e da Hora da Leitura. Os resultados apontam que o processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário acontece, porém, percebemos que ainda perduram resquícios do paradigma tradicional em detrimento de uma prática de formação de leitores pautada no paradigma educacional emergente, conforme sugere a Proposta Curricular (2006) da escola de tempo integral. Este estudo revelou tambémque a concepção de interdisciplinaridade e trandisciplinaridade que norteia toda a proposta curricular da escola encontra dificuldades institucionais para sua efetivação, porém é perceptível que as práticas de leitura permeiam todos os espaços educacionais na escola.
Abstract: This dissertation is the result of an investigation in a pilot school full time in Palmas - TO with the Master in Teaching Language and Literature Graduate Program in Literature from the University of Tocantins, Araguaína campus. Aimed to analyze and understand how does the process of educating readers the perspective of literary literacy in this school full time, in which students of upper grades of elementary school nine hours and a half remain in the school environment and have the workshop contemplated in Reading Time their curriculum, and other workshops, such as theater, dance, music, among others. The interdisciplinary study of nature had a theoretical elaboration of the concepts of literacy, literacy literature and literary theory, in dialogue with the theories of complexity, the interdisciplinarity and transdisciplinarityJapiassu. The research is qualitative and case study from an ethnography with participant observation. The instruments used for data collection were: documentary analysis of the Proposed Curriculum (2006); field diary with the recorded observations of lessons in reading, workshops, rehearsals Christmas Cantata, meetings, boards of class and continuous training of teachers as semistructured interviews also made to the director, coordinator and two teachers of Portuguese and reading Time. The results indicate that the process of educating readers the perspective of literary literacy happens, however, realize that still exist remnants of the traditional paradigm rather than a practical training of readers based on emerging educational paradigm, as suggested by the Curriculum Proposal (2006) school full time. This study revealed the design of interdisciplinary trandisciplinaridade and guiding the whole school curriculum meets institutional difficulties in accomplishing this goal, but it is noticeable that the reading practices permeate all educational activities in school
URI: http://hdl.handle.net/11612/187
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