Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1725
Authors: Silva, Rosélia Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Title: Gramática, normatividade e ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: processos linguísticos de des(re)territorialização e a necessidade do devir
Keywords: Língua Portuguesa; Ensino de Gramática; Normatividade; Des(re)territorialização; Portuguese Language; Grammar teaching; Normativity; Des(re)territorization
Issue Date: 25-Jun-2019
Citation: SILVA, Rosélia Sousa. Gramática, normatividade e ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: processos linguísticos de des(re)territorialização e a necessidade do devir.2019. 118f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: As inconsistências acerca do ensino de Língua Portuguesa, os desafetos criados ao longo dos tempos na transmissão dos conteúdos gramaticais e as dúvidas sobre o valor do trabalho com a normatividade gramatical nas classes iniciais do Ensino Fundamental foram as grandes preocupações que originaram este mestrado. Percebemos a existência de uma situação comum em praticamente todos os ambientes escolares, vista com preocupação por muitos estudiosos e profissionais da educação e motivo de grandes debates, de alterações constantes em planos pedagógicos de cursos e da constância de reuniões pedagógicas e de reformulações curriculares; porém, apesar de todo esse esforço, o ensino de língua portuguesa permanece constituído de fracassos na sua práxis processual, provocados pelos processos linguísticos de desterritorialização. Dessa forma, nesta dissertação, tratamos de um assunto que pode ser considerado recorrente, todavia a ótica que propomos é a ótica do acontecimento (um ponto de vista calcado nos conceitos filosóficos da multiplicidade, da experimentação e do devir); é a nossa reflexão na tentativa de construir um novo olhar que produza bons resultados; é, ainda, a defesa por uma mudança de postura em relação ao ensino de gramática, um pensar e agir novo para a transmissão de conteúdos e produção de conhecimentos dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Sendo assim, o norte teórico principal do trabalho se configurou a partir dos pressupostos teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Além de, cientificamente, utilizarmos os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, percorremos caminhos cartográficos como metodologia, posto que não nos limitamos aos procedimentos da indução e da dedução, mas traçamos um mapa de rizomas, em que os procedimentos são ainda abdutivos e transdutivos, e mergulhamos na pesquisa político-desejante com intuito de refletir e argumentar sobre o ensino da normatividade linguístico-gramatical como uma atividade primordial a ser desenvolvida, porém, de forma reprogramada, rizomática e afetiva.
Abstract: The inconsistencies about Portuguese language teaching, the difficulties created over time in the transmission of grammatical contents and doubts about the value of work with grammatical normativity in the initial classes of Elementary School were the main concerns that originated in this master's degree. We perceive the existence of a common situation in practically all school environments, viewed with concern by many scholars and professionals of education and reason for great debates, constant changes in pedagogical plans of courses and the constancy of pedagogical meetings and curricular reformulations; However, in spite of all this effort, the teaching of Portuguese language remains constituted of failures in its procedural praxis provoked by the linguistic processes of deterritorialization. Thus, in this dissertation, we deal with a subject that can be considered recurrent, but the view we propose is the view of the event (a point of view based on the philosophical concepts of multiplicity, experimentation, becoming); is our reflection in trying to build a new look that produces good results; it is also the defense of a change of attitude regarding grammar teaching, a new thinking and acting for the transmission of contents and production of knowledge within the discipline of Portuguese Language. Thus, the main theoretical north of the work was configured from the theoretical assumptions of Gilles Deleuze and Felix Guattari. Besides scientifically, we use the types of bibliographical and documentary research, we go through cartographic paths as methodology, since we are not limited to the procedures of induction and deduction, but we draw a map of rhizomes, in which the procedures are still abductive and transductive, and we immerse ourselves in political-desiring research in order to reflect and argue about the teaching of linguistic-grammatical normativity as a primordial activity to be developed, but in a reprogrammed, rhizomatic and affective way.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1725
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosélia Sousa Silva - Dissertação.pdf3.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.