Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/919
Autor(a): Muniz, Simara de Sousa
Orientador: Albuquerque, Francisco Edviges
Título: Educação escolar indígena no estado do Tocantins: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena
Palavras-chave: Educação indígena;Magistério indígena;Formação de professores;Indigenous Education;Indigenous teaching;Formation Teachers
Data do documento: 28-Mar-2017
Citação: MUNIZ, Simara de Sousa. Educação escolar indígena no estado do Tocantins: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena.2017. 144f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2017.
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a Educação Indígena do Estado do Tocantins. O objetivo foi realizar um estudo sobre a Educação Escolar Indígena no estado do Tocantins, identificando a trajetória histórica do curso de capacitação e de formação do magistério indígena. Trabalhamos a partir dos procedimentos da pesquisa qualitativa e também bibliográfica e documental. As bases teóricas tratam de Educação Escolar Indígena; Magistério Indígena; Formação de Professores Indígenas. Sendo assim, as bases teóricas que fundamentam nossa pesquisa contemplam para Educação Indígena, utilizamos as teorias de: RCNEI (1988), Albuquerque (1999, 2007, 2011, 2013, 2015), Grupioni (2001, 2006), Lopes da Silva (2001), Lopes da Silva e Grupioni (2001). Almeida (2011, 2012, 2013, 2015), D´Angeles (2010, 2013), Lima (2012). Sobre a Educação Indígena no Tocantins, Albuquerque (2007, 2008, 2011), Almeida (2011; 2015). Acerca do Magistério Indígena no Tocantins: Braggio (1992, 1998, 2002), Albuquerque (2007). Sobre a Formação de Professores Indígenas: Albuquerque (2011, 2012), Maher (2005; 2006; 2010), Grupioni (2006), RCNEI (1988), dentre outros. Além desses, consultamos as políticas indigenistas e de educação indígena, FUNAI (2010, 2016), MEC/PNE (2010, 2013), SEDUC (2016), Grupioni (2001) e Barros (2004), apresentando um quadro referencial que permite identificar sua incidência em nosso sistema de ensino. Os resultados apresentam um cenário em que os Professores Indígenas do Estado do Tocantins buscam uma formação que permita a edificação de uma escola realmente indígena, onde os saberes e fazeres próprios do universo indígena sejam efetivados. Ademais, a Secretaria de Educação do Tocantins SEDUC, mantém um programa de formação continuada, um Magistério Indígena, no qual os professores das diversas escolas das aldeias indígenas do estado, podem aperfeiçoar sua prática pedagógica, buscando, por meio das relações interculturais, um entendimento mais amplo do lugar que ocupam na sociedade brasileira, a partir da Educação Escolar.
Abstract: In this work we present the results of a research on the Indigenous Education of the State of Tocantins. The objective was to carry out a study on Indigenous School Education in the state of Tocantins, identifying the historical trajectory of the training course and the training of indigenous teachers. We work from qualitative research procedures, as well as bibliographical and documentary research. The theoretical bases deal with Indigenous School Education; Indigenous Teaching; Training of Indigenous Teachers. Thus, the theoretical bases that support our research contemplate for Indigenous Education, we use the theories of: RCNEI (1988), Albuquerque (1999, 2007, 2011, 2013, 2015), Grupioni (2001, 2006), Lopes da Silva (2001) ), Lopes da Silva and Grupioni (2001). Almeida (2011, 2012, 2013, 2015), D'Angeles (2010, 2013), Lima (2012). On Indigenous Education in Tocantins, Albuquerque (2007, 2008, 2011), Almeida (2011, 2015). About the Indigenous Magisterium in Tocantins: Braggio (1992, 1998, 2002), Albuquerque (2007). On the Training of Indigenous Teachers: Albuquerque (2011, 2012), Maher (2005; 2006; 2010), Grupioni (2006), RCNEI (1988), among others. In addition to these, we consulted indigenous and indigenous education policies, FUNAI (2010, 2016), MEC / PNE (2010, 2013), SEDUC (2016), Grupioni (2001) and Barros (2004), presenting a framework for identifying its impact on our education system. The results present a scenario in which the Indigenous Teachers of the State of Tocantins seek a formation that allows the construction of a truly indigenous school, where the knowledge and practices of the indigenous universe are realized. In addition, the Secretariat of Education of Tocantins SEDUC maintains a continuing education program, an Indigenous Magisterium, in which teachers from the various schools of the indigenous villages of the state can improve their pedagogical practice, seeking, through intercultural relations, an understanding of the place they occupy in Brazilian society, starting from School Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/919
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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