Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/8043| Autor(a): | Fôlha, Jardilene Gualberto Pereira |
| Orientador: | Rocha, José Damião Trindade |
| Título: | O currículo brincante e brincalhão, criancista e criançólogo do Tocantins Amazônico |
| Palavras-chave: | Creche; Professoras crecheiras; Atos de currículo; Currículo brincante e brincalhão; Tocantins Amazônico; Daycare Center; Daycare Teachers; Curriculum Acts; Playful and Funny Curriculum; Tocantins Amazon |
| Data do documento: | 21-Mai-2025 |
| Citação: | FÔLHA, Jardilene Gualberto Pereira. O currículo brincante e brincalhão, criancista e criançólogo do Tocantins Amazônico. 2025. 248f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2025. |
| Resumo: | As práticas curriculantes e brincantes desenvolvidas nas Creches do Tocantins Amazônico são eixos relevantes desta pesquisa de Tese. Neste sentido, a investigação faz descrição densa fenomenológica das vozes e ações pedagógicas das professoras da Creche nos diversos contextos socioculturais e educacionais amazônicos. A discussão da Tese articula os campos de experiência e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, no estado do Tocantins, ao abordar a temática currículo da Creche no Tocantins Amazônico. Na perspectiva de descrição desse fenômeno educacional, apresentamos como objetivo geral: compreender os processos de construção de saberes, das práticas curriculantes e brincantes de professoras crecheiras do Tocantins Amazônico. Desse modo, apreendemos de Roberto Sidnei Macedo (2010, 2011, 2012), Joel Martins (1992) e Antonio Muniz Rezende (1990) o discurso da fenomenologia; sobre a concepção de criança e infância(s) com Manuel Jacinto Sarmento (2008), Willian Corsaro (2009) e Del Priore (1999); sobre o contexto cultural e educacional amazônico Samuel Benchimol (2009); ao tratar do currículo brincante e brincalhão dialogamos com Ana Paula Silva da Conceição (2009) e Damião Rocha (2019); fundamentamo-nos ainda, em Maria Carmem Barbosa (2013, 2021), Tizuko Kishimoto (2010), Jorge Larrosa (2012), Zilma Ramos de Oliveira (2010), Tânia Regina Lobato dos Santos e Ivanilde Apoluceno de Oliveira (2004, 2018) sobre desenvolvimento e aprendizado por meio do brinquedo e brincadeira. A partir das narrativas do mundo-vida das professoras crecheiras fez-se a descrição das noções subsunçoras no processo de elaboração da Tese: “O currículo brincante e brincalhão, criancista e criançólogo do Tocantins Amazônico”. Os termos, brincante e brincalhão se referem aos atos de brincar, mas também ao objeto material do brincar, que é o brinquedo e à sua ação: a brincadeira. Criancista quer trazer ao debate a interrelação eminentemente humana que um currículo, os curricula (plural do latim) querem ser para a criança e, criançólogo significa assumir esse currículo como estudioso da criança enquanto sujeito de direitos, uma sociologia da criança e das infâncias. Portanto, esse estudo de inspiração fenomenológica se constituiu na perspectiva da etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação com análise interpretacionista da “etnopesquisa crítica implicada” e “etnotextos fixadores de experiências” de Macedo (2010) e Rocha (2022). Utilizando-se da técnica de entrevista não-estruturada e apoio do diário de campo, com intuito da descrição de práticas curriculantes e brincantes, compreensivista intercriticamente. Na pesquisa de campo, observamos-participamos dos atos de currículo das professoras crecheiras de municípios tocantinenses, representando as três macrorregiões administrativas sendo: Arraias/TO na região Sul, Palmas/TO na região Central e São Sebastião do Tocantins/TO na região Norte, na busca por compreender sentidos e significados das professoras crecheiras por um currículo brincante e brincalhão. Seguimos as etapas de descrição, compreensão e a interpretação dos “etnotextos fixadores de experiências”. A Tese repercutiu atos de currículo, que emerge de um currículo que existe no brincar, no brinquedo e brincadeira, uma de suas bases do trabalho pedagógico na Educação Infantil. A partir da descrição das informações, das compreensões e interpretações, emergiram 03 (três) noções subsunçoras das unidades de sentido e significação: “Modos de fazer e ser da professora crecheira”, “A Professora brincalhona: as interações, o brincar, os brinquedos e as brincadeiras” e “Práticas curriculantes das professoras crecheiras no cotidiano vivido”. A Tese realizou um diálogo sobre qualidade da Educação Infantil das creches públicas do Tocantins Amazônico. Defendemos atos de currículo que valorizem os campos de experiência no trabalho pedagógico voltado para bebês e crianças pequenas, e assim, a constituição no Tocantins, de um currículo brincante e brincalhão, criancista e criançólogo. |
| Abstract: | The curriculum and playful practices developed in the Daycare centers of Tocantins Amazon are relevant axes of this doctoral thesis research. In this sense, the investigation makes a dense phenomenological description of the voices and pedagogical actions of the Daycare teachers in the diverse Amazonian sociocultural and educational contexts. The thesis discussion articulates the fields of experience and development of babies and young children in the state of Tocantins by addressing the theme of the Daycare curriculum in the Tocantins Amazon. From the perspective of describing this educational phenomenon, we present the general objective as: to understand the processes of knowledge construction, curriculum and playful practices of daycare teachers in the Tocantins Amazon. Thus, we draw from Roberto Sidnei Macedo (2010, 2011, 2012), Joel Martins (1992) and Antonio Muniz Rezende (1990) the discourse of phenomenology; on the conception of child and childhood(s) with Manuel Jacinto Sarmento (2008), Willian Corsaro (2009) and Del Priore (1999); on the Amazonian cultural and educational context Samuel Benchimol (2009); when addressing the playful curriculum, we dialogue with Ana Paula Silva da Conceição (2009) and Damião Rocha (2019); we also base ourselves on Maria Carmem Barbosa (2013, 2021), Tizuko Kishimoto (2010), Jorge Larrosa (2015), Zilma Ramos de Oliveira (2010), Tânia Regina Lobato dos Santos and Ivanilde Apoluceno de Oliveira (2004, 2018) on development and learning through play and games. Based on the narratives of the life-world of the daycare teachers, the description of the "subsuming notions" in the thesis elaboration process was made: "The Playful and Funny, Child-Centered and Child-Focused Curriculum of the Tocantins Amazon". The terms playful and funny refer to the acts of playing, but also to the material object of play, which is the toy, and its action: the play. Child-centered aims to bring to the debate the eminently human interrelation that a curriculum, the curricula (plural of Latin), intends to be for the child, and child-focused means assuming this curriculum as a scholar of the child as a subject of rights, a sociology of the child and childhood(s). Therefore, this phenomenologically inspired study was constituted in the perspective of ethno-research-action and ethno-research-formation with interpretative analysis of "critical implicated ethno-research" and "ethnotexts fixing experiences" by Macedo (2010) and Rocha (2022). Using the non-structured interview technique and support from the field diary, with the aim of describing curriculum and playful practices, comprehensively and intercritically. In the field research, we observed-participated in the curriculum acts of daycare teachers from municipalities in Tocantins, representing the three administrative macro-regions: Arraias/TO in the South region, Palmas/TO in the Central region, and São Sebastião do Tocantins/TO in the North region, in the search to understand the meanings and significances of the daycare teachers for a playful and funny curriculum. We followed the stages of description, comprehension, and interpretation of the "ethnotexts fixing experiences". The thesis reflected curriculum acts of the curriculum, which emerges from a curriculum that exists in playing, in toys and games, one of the bases of pedagogical work in Early Childhood Education. From the description of the information, comprehensions, and interpretations, three (3) subsuming notions emerged from the units of meaning and significance: "Ways of Doing and Being of the Daycare Teacher", "The Playful Teacher: Interactions, Playing, Toys, and Games", and "Curriculum Practices of Daycare Teachers in Everyday Life". The thesis engaged in a dialogue about the quality of Early Childhood Education in public daycare centers in the Tocantins Amazon. We advocate for curriculum acts that value the fields of experience in pedagogical work aimed at babies and young children, and thus, the constitution in Tocantins of a playful and funny, child-centered and child-focused curriculum. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8043 |
| Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jardilene Gualberto Pereira Fôlha - Tese.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.