Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7749
Autor(a): | Bodnar , Nivaldo Monteiro Camilo da Silva |
Orientador: | Ludwig, Carlos Roberto |
Título: | Literatura e direito: o problema do mal e o parricídio no romance Richthofen, de Roger Franchini |
Palavras-chave: | Roger Franchini. Caso Richthofen. Romance policial. Mal. Parricídio. Richthofen case. Police romance. Evil. Parricide |
Data do documento: | 6-Jun-2022 |
Citação: | BODNAR, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva. Literatura e direito: o problema do mal e o parricídio no romance Richthofen, de Roger Franchini.2022.168f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022. |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa foi o romance Richthofen: o assassinato dos pais de Suzane, de Roger Franchini, publicado em 2011, escrito a partir de um caso famoso da área jurídica, que repercute até hoje, conforme será observado ao longo deste trabalho. O livro Richthofen é uma narrativa com diversos pontos de vista, os quais serão analisados e discutidos no quarto capítulo deste estudo. A obra conta em detalhes o assassinato orquestrado pela então estudante de direito, Suzane von Richthofen, mandante e facilitadora, tendo em vista que ela oportunizou aos algozes que entrassem na casa de seus pais para cometer os crimes. Os assassinos foram o namorado e o cunhado de Suzane. O trio premeditou o crime com requintes de detalhes, como tirar de casa o irmão dela para executar o casal Richthofen a pauladas. O romance traz a sequência de dias e de fatos e, depois, traz à cena novas informações, tais como o alcoolismo dos pais e o ambiente familiar opressor e violento, por meio da investigação de três detetives da polícia paulistana, configurando-se como um tipo de narrativa que apresenta características do romance policial, sobretudo do noir. A partir deste ponto, surge o problema que a pesquisa intenta clarear durante a leitura do corpus teórico, do corpus ficcional e do diálogo constante com a área de Direito, interação que se pretende nesta pesquisa. As questões geradoras, que foram respondidas ao longo da pesquisa, indagam sobre as razões pelas quais o caso jurídico adentra o mundo da literatura e alcança o público consumidor do gênero policial. O objetivo geral foi estudar a obra Richthofen sob a perspectiva da literatura policial e da questão do mal. A metodologia de pesquisa foi mista, ou seja, bibliográfica e documental, por analisar a obra literária e fazer incursões ao processo legal e a fontes jornalísticas. A fundamentação teórica e/ou quadro teórico vinculou-se à crítica literária e ao estudo comparado entre Direito e Literatura, apresentando alguns elementos bem específicos em razão do objeto da pesquisa, como transitar pelo gênero policial e pela temática do mal. Esta dissertação estruturou-se em quatro capítulos. No primeiro, introduzimos o tema, o objetivo, o problema da pesquisa, a metodologia e as relações da pesquisa com a temática do mal e o romance policial. No segundo, abordou-se a questão do mal no romance policial, estudando as relações entre Literatura e Direito, muitas vezes, como no romance em estudo, em que as áreas se amalgamam em uma representação artística, neste caso, a arte literária. Desse modo, apresentamos o romance em tela como um fenômeno estético e histórico-social, a partir da recepção crítica da obra marcadamente com características de romance policial, segundo a classificação de Tzvetan Todorov, em As estruturas Narrativas (1969). Ainda neste capítulo, estudamos o caso criminal Richthofen, com base nos autos processo, sobretudo os descritos por Ilana Casoy (2016) e a representação literária criada por Franchini. No terceiro capítulo, estudamos a questão do mal e o caso criminal Richthofen. Como itinerário teórico, optamos por pesquisar sobre a origem do mal e a literatura em alguns teóricos críticos, tais como Sigmund Freud (2011 e 2013) e George Bataille (2009), entre outros. Assim, discutimos a banalidade do mal e a violência tecendo algumas conexões e diálogos possíveis entre o romance O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë (2019), El mal de Montano, de Enrique Vila-Matas (2002), e as novelas O diabo e Falso Cupom, de Leon Tolstói (2020). No quarto capítulo, apresentamos os passos do crime a partir da cobertura de jornais on-line e revistas, bem como aspectos do ordenamento jurídico do Código Penal Brasileiro – CP (1940) sobre o crime e sobre o parricídio. O romance Richthofen, ao retratar ficcionalmente a trama de um assassinato orquestrado pela filha, provoca um mal-estar ao leitor, sobretudo por tocar em um ponto nevrálgico histórico e social, que é a questão do mal, do patricídio e do matricídio. Após, analisamos a obra Richthofen como um romance do gênero policial na visão de Tzvetan Todorov (1969), e o patricídio e o matricídio foram discutidos ancorados nas obras dramáticas Electra (s/d), Édipo Rei (2001), Hamlet (1997) e no romance Os irmãos Karamázov (2013), sempre em diálogo com o romance em estudo. Concluímos que os temas mal e parricídio são atemporais e universais, portanto, não envelhecem e não perdem seu valor enquanto propagadores do ato de pensar sobre aspectos humanos e existenciais. |
Abstract: | The object of study of this research was the novel Richthofen: the murder of Suzane's parents, by Roger Franchini, published in 2011, written from a famous case in the legal field that has repercussions until today, as will be observed throughout this work. The book Richthofen is a narrative with several points of view, which will be analyzed and discussed in the fourth chapter of this study. The work tells in detail the murder orchestrated by the then law student, Suzane von Richthofen, principal and facilitator, as she provided the opportunity for the executioners to enter her parents' house to commit the crimes. The killers were Suzane's boyfriend and brother-in-law. The trio premeditated the crime with exquisite details, such as removing her brother from the house and then executing the Richthofen couple with clubs. The novel brings the sequence of days and facts and then brings new information to the scene, such as the parents' alcoholism and the oppressive and violent family environment, through the investigation of three São Paulo police detectives, configuring itself as a type of narrative that presents characteristics of detective novels, especially noir. From this point, the problem arises that the research intends to clarify during the reading of the theoretical corpus, the fictional corpus and the constant dialogue with the area of Law, with which we wish to dialogue in this research. The generating questions that were answered throughout the research ask about the reasons for the legal case to enter the world of literature and reflected on the consuming public of the police genre. The general objective was to study the work Richthofen, from the perspective of detective literature and the issue of evil. The research methodology was mixed, that is, bibliographic and documentary, by analyzing the literary work and making incursions into the legal process and journalistic sources. The theoretical foundation and/or theoretical framework was linked to literary criticism and the comparative study between Law and Literature, bringing to the scene some very specific elements due to the object of research, such as transiting through the police genre and the theme of evil. This dissertation was structured in four chapters. In the first one, we introduce the theme, the objective, the research problem, the methodology and the research relationships with the theme of evil and the detective novel. In the second, the issue of evil in the detective novel was addressed, studying the relationship between Literature and Law, often, as in the novel under study, in which the areas are amalgamated in an artistic representation, in this case, literary art. From this, we analyzed the novel on screen, as an aesthetic and historical-social phenomenon, from the critical reception of the work markedly with characteristics of a detective novel, according to the classification of Tzvetan Todorov, in his work The Narrative Structures (1969). Also in this chapter, we study the Richthofen criminal case, based on the case file, especially those described by Ilana Casoy (2016) and the literary representation created by Franchini. In the third chapter, we study the issue of evil and the Richthofen criminal case. As a theoretical itinerary, we chose to research the origin of evil and literature in some critical theorists, such as Sigmund Freud (2011 and 2013) and George Bataille (2009) among others. Then, we discussed the banality of evil and violence, weaving some connections and possible dialogues between the novel The Wuthering Heights, by Emily Brontë (2019), El mal de Montano, by Enrique Vila-Matas (2002), and the novels The devil and Fake Coupon, by Leon Tolstói (2020). In the fourth chapter, we present the steps of the crime from the coverage of online newspapers and magazines, as well as aspects of the legal system of the Brazilian Penal Code - CP (1940) on crime and parricide. The novel Richthofen, by fictionally portraying the plot of a murder orchestrated by his daughter, brings unease to the reader, above all because it touches on a historical and social neuralgic point, which is the issue of evil, patricide and matricide. From this, we analyzed the work Richthofen as a novel of the detective genre in the view of Tzvetan Todorov (1969) and patricide and matricide were discussed from the dramatic works Electra (s/d), Oedipus Rei (2001), Hamlet (1997) and the novel The brothers Karamazov (2013), always in dialogue with the novel under study. We conclude that the themes of evil and parricide are timeless and universal, therefore, they do not age and do not lose their value, as propagators of thinking human and existential aspects. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7749 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar - Dissertação.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.