Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7686
Autor(a): Batista, Felipe Barnabé
Orientador: Farhi Neto, Leon
Título: Michel Foucault e a Questão dos “Anormais”: Ensino de Filosofia no Ensino Médio Militar
Palavras-chave: Inclusão; Ensino Médio militar; Disciplina; Inclusion; Military High School. Discipline. Michel Foucault
Data do documento: 30-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: BATISTA, Felipe Barnabé. Michel Foucault e a Questão dos “Anormais”: Ensino de Filosofia no Ensino Médio Militar.2023.124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.
Resumo: A pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT) tem como objetivo analisar criticamente a integração da Filosofia na educação básica do Ensino Médio Militar na rede pública, visando contribuir para a formação de cidadãos reflexivos. O estudo, realizado no Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Unidade II, adota uma abordagem qualitativa, utilizando análises comparativas para investigar as estruturas e os problemas encontrados nesse contexto educacional, especialmente em relação à "anormalidade", segundo os conceitos de Michel Foucault. Destaca-se a influência do poder normativo nas instituições militares, que enfatizam disciplina, hierarquia e ordem, muitas vezes em detrimento da individualidade dos alunos. A pesquisa enfatiza a necessidade de conscientização por parte dos educadores e administradores escolares sobre essas questões e propõe mudanças significativas para criar ambientes escolares mais inclusivos e respeitosos com a diversidade. Buscando promover uma reflexão sobre a inclusão do ensino crítico filosófico em ambientes militares, reconhecendo a importância da autonomia e do debate para a formação de indivíduos ativos na sociedade. A investigação propõe um Plano de Intervenção baseado nas experiências dos alunos, visando abordar os desafios encontrados no Ensino Médio Militar.
Abstract: The research conducted within the scope of the Professional Master's Program in Philosophy (PROF-FILO/UFT) aims to critically analyze the integration of Philosophy into basic education in Military High Schools in the public sector, aiming to contribute to the formation of reflective citizens. The study, carried out at the Military Police College of the State of Tocantins, Unit II, adopts a qualitative approach, using comparative analyses to investigate the structures and problems encountered in this educational context, especially concerning "abnormality," according to the concepts of Michel Foucault. It highlights the influence of normative power in military institutions, which emphasize discipline, hierarchy, and order, often at the expense of students' individuality. The research emphasizes the need for awareness on the part of educators and school administrators regarding these issues and proposes significant changes to create more inclusive and respectful school environments with diversity. Seeking to promote reflection on the inclusion of critical philosophical teaching in military environments, recognizing the importance of autonomy and debate for the formation of active individuals in society. The investigation proposes an Intervention Plan based on the experiences of the students, aiming to address the challenges encountered in Military High School.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7686
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