Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFarhi Neto, Leon-
dc.contributor.authorBatista, Felipe Barnabé-
dc.date.accessioned2025-06-24T18:36:52Z-
dc.date.available2025-06-24T18:36:52Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationBATISTA, Felipe Barnabé. Michel Foucault e a Questão dos “Anormais”: Ensino de Filosofia no Ensino Médio Militar.2023.124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7686-
dc.description.abstractThe research conducted within the scope of the Professional Master's Program in Philosophy (PROF-FILO/UFT) aims to critically analyze the integration of Philosophy into basic education in Military High Schools in the public sector, aiming to contribute to the formation of reflective citizens. The study, carried out at the Military Police College of the State of Tocantins, Unit II, adopts a qualitative approach, using comparative analyses to investigate the structures and problems encountered in this educational context, especially concerning "abnormality," according to the concepts of Michel Foucault. It highlights the influence of normative power in military institutions, which emphasize discipline, hierarchy, and order, often at the expense of students' individuality. The research emphasizes the need for awareness on the part of educators and school administrators regarding these issues and proposes significant changes to create more inclusive and respectful school environments with diversity. Seeking to promote reflection on the inclusion of critical philosophical teaching in military environments, recognizing the importance of autonomy and debate for the formation of active individuals in society. The investigation proposes an Intervention Plan based on the experiences of the students, aiming to address the challenges encountered in Military High School.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsLivrept_BR
dc.subjectInclusão; Ensino Médio militar; Disciplina; Inclusion; Military High School. Discipline. Michel Foucaultpt_BR
dc.titleMichel Foucault e a Questão dos “Anormais”: Ensino de Filosofia no Ensino Médio Militarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT) tem como objetivo analisar criticamente a integração da Filosofia na educação básica do Ensino Médio Militar na rede pública, visando contribuir para a formação de cidadãos reflexivos. O estudo, realizado no Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Unidade II, adota uma abordagem qualitativa, utilizando análises comparativas para investigar as estruturas e os problemas encontrados nesse contexto educacional, especialmente em relação à "anormalidade", segundo os conceitos de Michel Foucault. Destaca-se a influência do poder normativo nas instituições militares, que enfatizam disciplina, hierarquia e ordem, muitas vezes em detrimento da individualidade dos alunos. A pesquisa enfatiza a necessidade de conscientização por parte dos educadores e administradores escolares sobre essas questões e propõe mudanças significativas para criar ambientes escolares mais inclusivos e respeitosos com a diversidade. Buscando promover uma reflexão sobre a inclusão do ensino crítico filosófico em ambientes militares, reconhecendo a importância da autonomia e do debate para a formação de indivíduos ativos na sociedade. A investigação propõe um Plano de Intervenção baseado nas experiências dos alunos, visando abordar os desafios encontrados no Ensino Médio Militar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Barnabé Batista - Dissertação.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.