Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7673
Authors: | Ghiraldelli , Paula Ramos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Soares, Thiago Barbosa |
Title: | Discurso militar: uma análise discursiva de propagandas de alistamento em países da OTAN entre 2021 e 2022 |
Keywords: | Discurso Militar. Cena da Enunciação. Ethos discursivo. Ideologia Institucional. Discurso Fundador. Military Discourse. Enunciation Scene. Discursive ethos. Institutional Ideology. Founding Speech |
Issue Date: | 1-Apr-2025 |
Citation: | GHIRALDELLI, Paula Ramos. Discurso militar: uma análise discursiva de propagandas de alistamento em países da OTAN entre 2021 e 2022.2025.173f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo abordou o discurso militar como procedente dos Aparelhos Ideológicos e Repressivos do Estado (ALTHUSSER, 1980), fruto de um percurso político que o integra como parte do institucional, modulando-se pela produção governamental. Buscou-se analisar discursivamente duas propagandas audiovisuais de alistamento ao Serviço Militar, produzidas entre 2021 e 2022, por países centrais na disposição da Organização do Tratado do Atlântico Norte – o Reino Unido e os Estados Unidos –, estabelecendo-se, assim, um panorama do discurso militar ocidental, no qual a aliança opera como protagonista. O trabalho norteou-se pela perspectiva de compreender as condições de produção dessas propagandas – a relação entre militarismo e discurso nos países em questão; desmembrar os efeitos de sentido produzidos, identificando os mecanismos discursivos que moldam e reforçam as características político-ideológicas governamentais e as relações exteriores; além de pontuar o papel da figura militar construída nas campanhas como projeção discursiva, percebendo-se nela as posições governamentais no tocante ao militarismo. Para tal, mobilizou-se as ferramentas teórico- metodológicas da Análise do Discurso – em um primeiro movimento analítico, as noções de cena da enunciação e de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2004), depreendendo- se, no corpus, os elementos que delineiam a teatralização promovida pelo discurso, bem como a projeção de si do enunciador, que valida tal encenação. Considerando que esse tipo de propaganda opera como ficções que referenciam o mundo concreto (SOARES, 2022), suscitando a questão ideológica sob a qual o simbólico atua, foram acionados os conceitos de Formação Discursiva (FD) e Formação Imaginária (PÊCHEUX, 1993a; 1993b), ferramentas que permitem estipular as regras do dizer dentro de um quadro ideológico, bem como as projeções discursivas produzidas a partir de um lugar social. Os resultados demonstram que efeitos de poder e glória (no caso da campanha britânica) e de liberdade e democracia (depreendidos do alistamento estadunidense), próprios da FD institucional, são veiculados pela cena da enunciação e verticalizados pelo ethos. Através de silenciamento, apagamentos, atualizações e retomadas, os sentidos da institucionalidade deslizam, culminando em modulações de segurança que homogeneíza a FD militar do ocidente, atuando sob os efeitos de novidade e entretenimento, sobretudo por meio de uma cenografia revestida por um objeto cultural e pela presença do ethos feminino. Embora encene elementos de inclusão e empoderamento feminino, a dispersão do ethos mantém um núcleo de conservadorismo e hierarquia inerente à estrutura militar, evidenciando reformulações que resgatam os traços originários do discurso militar. |
Abstract: | This study examined the military discourse as stemming from the Ideological State Apparatuses (ALTHUSSER, 1980), resulting from a political trajectory that integrates it into the institutional framework, modulated by governmental production. The analysis focused on two audiovisual recruitment advertisements for military service, produced between 2021 and 2022, by key NATO member countries—the United Kingdom and the United States – thus establishing a landscape of Western military discourse, where the alliance plays a leading role. The work aimed to understand the conditions of production for these advertisements, exploring the relationship between militarism and discourse in the countries in question; deconstructing the meanings produced, identifying the discursive mechanisms that shape and reinforce governmental political-ideological characteristics and foreign relations; and highlighting the role of the military figure constructed in the campaigns as a discursive projection, reflecting governmental positions regarding militarism. To achieve this, the study employed theoretical and methodological tools from Discourse Analysis—primarily the notions of the scene of enunciation and discursive ethos (MAINGUENEAU, 2004), examining elements within the corpus that delineate the theatricalization promoted by the discourse, as well as the enunciator's self- projection that validates this staging. Considering that this type of advertisement operates as fictions referencing the concrete world (SOARES, 2022), raising the ideological question under which the symbolic operates, the concepts of Discursive Formation (DF) and Imaginary Formation (PÊCHEUX, 1993a; 1993b) were also utilized, as they allow for the stipulation of speaking rules within an ideological framework, as well as the discursive projections produced from a social position. Within this defined horizon, effects of rigidity can be derived from the military field. As a result of this research, the analysis demonstrated that effects of power and glory (in the case of the British campaign) and of freedom and democracy (derived from the U.S. recruitment) characteristic of institutional DF are conveyed through the scene of enunciation and verticalized by the ethos. Through silence and erasure, these elements culminate in security modulations that homogenize the Western military DF. They operate under the effects of novelty and entertainment, particularly through a scenography adorned with cultural objects and the presence of a feminine ethos. While the advertisements include elements of female inclusion and empowerment, the dispersal of ethos retains a core of conservatism and hierarchy inherent in military structure, revealing reformulations that reclaim the original traits of military discourse. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7673 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paula Ramos Ghiraldelli - Dissertação.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.