Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7640
Authors: | Candido, Cleovani Pereira de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosemary Negreiros de |
Title: | Reflexão sobre a leitura e a escrita no ensino fundamental |
Keywords: | Leitura e escrita; PCN's de Língua Portuguesa; Sala de aula; Biblioteca. |
Issue Date: | 17-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | CANDIDO, Cleovani Pereira de Jesus. Reflexão sobre a leitura e a escrita no ensino fundamental. 2008. 32f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho visa contribuir na importância que a leitura e a escrita possuem para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente realizamos um estudo no qual buscamos apresentar histórico da leitura e escrita contendo aspectos importantes sobre a leitura desde quando essa era restrita a poucos privilegiados, estes leitores eram oriundos da esfera clerical, passando lentamente a se tornar domínio de maior número de pessoas com o aumento da escolarização. Ao longo da história vem se tornando uma atividade mais freqüente, pois o acesso a educação e aos recursos que dão suporte a esse ensino como: livros, materiais didáticos e outros se ampliou. Na atualidade já se percebe um número bem mais elevado de leitores. Partimos então, para as etapas pelas quais um leitor passa ao aprender a ler. No segundo capitulo trabalhamos a leitura no contexto educacional visando fundamentar o papel da escola e do professor (a) no desenvolvimento da aquisição da leitura e escrita. Abordamos a importância da família na vida estudantil de seus filhos, para que a leitura seja um ato de prazer incentivado também pela família. Mencionamos alguns aspectos colocados pelos PCNs de língua portuguesa. A fundamentação deste trabalho buscamos nas obras de Barbosa (1994), Mariza Lajolo (1993), Martins (2001) e Jolibert (1994). Foram consultados ainda, Parametros Curriculares Nacionais e diversos periódicos que abordavam assuntos na área de leitura e escrita. |
Abstract: | The present work aims to contribute to the importance of reading and writing have for students of the lower grades of elementary school. Initially we conducted a study in which we seek to present a history of reading and writing containing important aspects about reading from when this was restricted to a privileged few, these readers were from clerical sphere, passing slowly become the domain of a larger number of people with increased schooling. Throughout history is becoming a more frequent activity, as access to education and resources that support this teaching as books, teaching materials and other expanded. At present already see a number much higher readership. We proceeded to the steps by which a player passes to learn to read. In the second chapter reading work in order to support the educational context the role of the school and the teacher (a) the development of the acquisition of reading and writing. Address the importance of family in the student life of their children, so that reading is an act of pleasure also encouraged by the family. Mentioned some aspects posed by PCNs in Portuguese. The basis of this work we seek in the works of Barbosa (1994), Mariza Lajolo (1993), Martins (2001) and Jolibert (1994). Were also consulted, National Curricular Parameters and various periodicals that addressed issues in the area of reading and writing. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7640 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cleovani Pereira de Jesus Candido - Monografia.pdf | 574 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.