Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7633
Autor(a): Silva, Raphael Alves Vieira da
Orientador: Martins, Paulo Fernando de Melo
Título: Entre a pena e o berimbau: caminhos para o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira no Tocantins
Palavras-chave: Capoeira. Educação das relações étnico-raciais. Educação antirracista. Cultura afro-brasileira. Escola e capoeira. Education in ethnic-racial relations. Anti-racist education. Afro- Brazilian culture. School and capoeira
Data do documento: 20-Dez-2024
Citação: SILVA, Raphael Alves Vieira da. Entre a pena e o berimbau: caminhos para o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira no Tocantins. 2024.147f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.
Resumo: Este estudo corresponde a uma análise, por meio de pesquisa documental, das legislações existentes no Brasil que abordam a capoeira sob a égide do seu potencial educacional. Para tanto, a pesquisa bibliográfica se converte em uma ação investigativa essencial para compreensão da importância da capoeira no espaço escolar sob inspiração freireana. Após categorização dos resultados, os atos legais encontrados foram organizados em três eixos, sendo eles: a) Educação divido nas seguintes subcategorias: reconhecimento do caráter educacional e formativo da Capoeira, Capoeira no currículo escolar, Capoeira como atividade extracurricular; b) Patrimônio Cultural; c) Igualdade Racial. A pesquisa sob um enfoque crítico e dialético discute a relação da capoeira com a escola sob diversas abordagens e potencialidades dentro do processo de ensino-aprendizagem, bem como cita as resistências e preconceitos que capoeira sofre dentro do campo educacional, ainda que a Lei 10.639/2003 esteja vigente. A pesquisa aborda o mapeamento da Capoeira no Tocantins, destacando regiões e o alcance do ensino da Capoeira no estado do Tocantins, bem como aponta um possível caminho para a institucionalização da capoeira no contexto escolar. Dessa maneira, a presente investigação oferece um conhecimento que permite, em particular, aos parlamentares da Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais uma condição qualificada e diferenciada para realização de um profícuo debate público acerca da elaboração e promulgação de uma lei que reconheça o caráter educacional e formativo da capoeira no estado em suas manifestações culturais e esportivas, consequentemente, institucionalizando-a no âmbito escolar. Na conclusão, apontados são os avanços legais ao recomendar projeto de lei concebido a partir da pesquisa realizada. Finalmente, a investigação científica acompanhada pelo Projeto de Lei reforça a importância da capoeira na construção social da cultura afro-brasileira e perpetuação de suas tradições e memórias.
Abstract: This study is an analysis, through documentary research, of existing legislation in Brazil that addresses capoeira from the perspective of its educational potential. To this end, the bibliographical research becomes an essential investigative action for understanding the importance of capoeira in the school space under Freirean inspiration. After categorizing the results, the legal acts found were organized into three axes: a) Education divided into the following subcategories: recognition of the educational and formative character of Capoeira, Capoeira in the school curriculum, Capoeira as an extracurricular activity; b) Cultural Heritage; c) Racial Equality. The research, from a critical and dialectical point of view, discusses the relationship between capoeira and the school under various approaches and potentialities within the teaching-learning process, as well as mentioning the resistance and prejudices that capoeira suffers within the educational field, even though Law 10.639/2003 is in force. The research addresses the mapping of Capoeira in Tocantins, highlighting regions and the scope of Capoeira teaching in the state of Tocantins, as well as pointing out a possible path for the institutionalization of Capoeira in the school context. In this way, this research offers knowledge that allows, in particular, the members of the Legislative Assembly and Municipal Councils to have a qualified and differentiated condition for holding a fruitful public debate on the drafting and enactment of a law that recognizes the educational and formative character of capoeira in the state in its cultural and sporting manifestations, consequently institutionalizing it in the school environment. In the conclusion, we point out the legal advances made in recommending a bill based on the research carried out. Finally, the scientific research accompanied by the Bill reinforces the importance of capoeira in the social construction of Afro-Brazilian culture and the perpetuation of its traditions and memories.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7633
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphael Alves Vieira da Silva - Dissertação.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.