Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7624
Autor(a): FERNANDES, Cristiele Pereira Campos
Orientador: GUILHERME, Willian Douglas
Título: A preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GO
Palavras-chave: Campoas Belos;Município de Chapéu;Monte Alegre de Goiás;Grupo escolar Professora Ricarda;Ata;Fontes documentais;História da Educação Brasileira
Data do documento: 5-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: FERNANDES, Cristiele Pereira Campos. A preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GO. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2018.
Resumo: A temática desta pesquisa encontra-se pautada na preservação documental como possibilidade de acesso à informação, tendo como objeto a ata de inauguração do Grupo Escolar Professora Ricarda, de 1950. Tivemos por objetivo apresentar um breve histórico da emancipação política de da cidade de Campos Belos-GO, ocorrida em 1953 após constantes reivindicações da população e políticos locais. Paralelo, procuramos trazer os primórdios da educação nesta cidade, sobretudo, pela análise da ata de inauguração do Grupo Escolar Professora Ricarda, onde encontramos uma diversidade de informações que constituem fontes importantes para a história da educação brasileira. O Grupo Escolar Professora Ricarda é hoje uma instituição escolar respeitada e conhecida não somente no município de Campos Belos, mas também nas cidades do entorno. A metodologia desse estudo é a pesquisa bibliográfica e documental, que teve como principal subsídio autores como Cordeiro (1998) e Silva e Xavier (2004). Este artigo é fruto do resultado das atividades do Grupo de Pesquisa Educação e História da Educação Brasileira: Práticas, Fontes e Historiografia, cadastrado no CNPq.
Abstract: FERNANDES, Cristiele Pereira Campos. A preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GO. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2018.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7624
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