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dc.contributor.advisorGUILHERME, Willian Douglas-
dc.contributor.authorFERNANDES, Cristiele Pereira Campos-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:59:05Z-
dc.date.available2025-06-16T12:59:05Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.citationFERNANDES, Cristiele Pereira Campos. A preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GO. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7624-
dc.description.abstractFERNANDES, Cristiele Pereira Campos. A preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GO. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectCampoas Belospt_BR
dc.subjectMunicípio de Chapéupt_BR
dc.subjectMonte Alegre de Goiáspt_BR
dc.subjectGrupo escolar Professora Ricardapt_BR
dc.subjectAtapt_BR
dc.subjectFontes documentaispt_BR
dc.subjectHistória da Educação Brasileirapt_BR
dc.titleA preservação documental como possibilidade de acesso à informação: uma análise da ata de (re)inauguração do grupo escolar Professora Ricarda, 1950, Campos Belos, GOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA temática desta pesquisa encontra-se pautada na preservação documental como possibilidade de acesso à informação, tendo como objeto a ata de inauguração do Grupo Escolar Professora Ricarda, de 1950. Tivemos por objetivo apresentar um breve histórico da emancipação política de da cidade de Campos Belos-GO, ocorrida em 1953 após constantes reivindicações da população e políticos locais. Paralelo, procuramos trazer os primórdios da educação nesta cidade, sobretudo, pela análise da ata de inauguração do Grupo Escolar Professora Ricarda, onde encontramos uma diversidade de informações que constituem fontes importantes para a história da educação brasileira. O Grupo Escolar Professora Ricarda é hoje uma instituição escolar respeitada e conhecida não somente no município de Campos Belos, mas também nas cidades do entorno. A metodologia desse estudo é a pesquisa bibliográfica e documental, que teve como principal subsídio autores como Cordeiro (1998) e Silva e Xavier (2004). Este artigo é fruto do resultado das atividades do Grupo de Pesquisa Educação e História da Educação Brasileira: Práticas, Fontes e Historiografia, cadastrado no CNPq.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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