Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7584
Authors: Aguiar, Matheus Henrique Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Daniella Corcioli Azevedo
Title: Música, identidade e representação: processos de identificação nas aulas de língua inglesa no Ceclla-UFT
Keywords: Música; Identidade e Representação; Língua Inglesa; Music; Identity and Representation; English Language
Issue Date: 3-Dec-2024
Citation: AGUIAR, Matheus Henrique Ferreira de. Música, identidade e representação: processos de identificação nas aulas de língua inglesa no Ceclla-UFT.2024.120f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal deste trabalho de pesquisa, inserido nos paradigmas interdisciplinares da Linguística Aplicada, foi verificar os processos de identificação e desidentificação em estudantes de um curso gratuito de língua inglesa a partir da utilização de letras de músicas em língua inglesa para discussões sobre variados temas. Considerando que o ensino se dá na interação espontânea no uso da língua e não a partir de atividades de memorização e regras abstratas e descontextualizadas, buscamos refletir sobre o contexto sócio histórico e cultural das letras de músicas e sobre as ressignificações realizadas pelos estudantes enquanto elas eram trabalhadas nas aulas de língua inglesa. A pesquisa em questão está inserida no paradigma das pesquisas qualitativas e dentre estas, as de caráter interpretativista. Utilizamos os estudos sobre Identidade, linguagem e representação à luz dos estudos de Hall (2006), Ottoni (2002), Austin (1991), dentre outros, como aporte teórico para conceitualizar como cada sujeito interpreta e ressignifica a mensagem e o contexto de cada letra de música de acordo com sua construção de identidade e como se sente representado ou não por aquilo que está sendo transmitido. Foi nosso objetivo investigar como, a partir da utilização das letras das músicas, os alunos desenvolvem seu próprio senso crítico interpretativo, levantando debates e discussões acerca dos temas apresentados nas músicas com os colegas com a mediação do professor. Com a conclusão desta pesquisa, constatei que as músicas proporcionaram aos alunos uma oportunidade de reflexão acerca de suas identidades e de sua posição como sujeitos críticos no contexto social. Uma ou duas composições musicais em particular ressoaram de maneira mais intensa com cada aluno, em função das temáticas abordadas em sala de aula. Desde alunas que se sentiram representadas por canções que abordam o feminismo, até um aluno negro que viu a oportunidade de expressar- se de maneira mais abrangente ao discutir sua experiência enquanto membro dessa comunidade. Deste modo, observei ao longo da investigação que cada indivíduo foi afetado conforme as representações que lhe eram significativas, motivo pelo qual suas trajetórias discursivas se tornavam mais incisivas ou fundamentadas diante da presença de suas filiações identitárias nas canções e das discussões em sala de aula. No que diz respeito às identificações, cada indivíduo optou por se associar àquilo que mais refletia sua realidade e que melhor o representava, o que, por sua vez, facilitou a expressão de opiniões de maneira mais desinibida, livre de receios em relação a possíveis descontentamentos
Abstract: The main objective of this research, situated within the interdisciplinary paradigms of Applied Linguistics, was to examine processes of identification and disidentification among students in a free English language course. The study focused on the use of English song lyrics as a tool to discuss diverse topics. Considering that teaching was based on spontaneous interaction and practical language use, rather than on memorization or decontextualized grammatical rules, the research aimed to explore the socio-historical and cultural contexts of the lyrics and the students’ reinterpretations as they were analyzed during English classes. This qualitative, interpretive study drew on theories of identity, language, and representation as outlined by Hall (2006), Ottoni (2002), Austin (1991), and others. It conceptualized how individuals interpret and reinterpret the meanings and contexts of song lyrics based on their unique identity constructions and their sense of representation within the conveyed messages. The research sought to investigate how students developed their critical interpretative skills through the use of song lyrics, engaging in debates and discussions about the themes presented, facilitated by the teacher. The findings demonstrated that songs provided students with opportunities for reflection on their identities and their roles as critical participants in the social context. Specific songs resonated deeply with individual students depending on the themes discussed in class. For example, some female students identified strongly with songs addressing feminism, while a Black student found a broader platform for self-expression in discussing his experiences as a member of his community. These discussions revealed that each individual was affected by representations that held personal significance, resulting in more engaged and meaningful participation.Regarding identification, students chose to associate with themes and representations that mirrored their realities and best represented them, facilitating freer and more uninhibited expression of opinions. This engagement minimized concerns about potential disagreements, allowing students to explore their perspectives more openly and critically
URI: http://hdl.handle.net/11612/7584
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Henrique Ferreira de Aguiar - Dissertação.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.