Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7523
Authors: Borges, Kallyne De Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, Layanna Giordana
Title: A capoeira como prática pedagógica na escola: Um estudo da experiência no Pibid
Keywords: Capoeira; Capoeira Angola; PIBID; Prática pedagógica.
Issue Date: 23-May-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BORGES, Kallyne de Sousa. A capoeira como prática pedagógica na escola: Um estudo da experiência no Pibid. 2025. 35f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a capoeira como prática pedagógica a partir da vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a turma do 5° ano, em uma escola municipal de Miracema do Tocantins no ano de 2023. A pesquisa inclui uma análise documental, partindo do relatório das atividades do PIBID e de revisão bibliográfica baseada nas obras de Silva (2009), Munanga (2005 e 2015), Marsiglia (2012), Malanchen (2016). O PIBID promove a articulação entre escola e universidade. Neste sentido, foram realizadas atividades voltadas para o projeto chamado “Diversidade Cultural e Natureza”, cujo objetivo foi articular as temáticas ambiental e as questões étnicas raciais, em uma perspectiva antirracista, com os conhecimentos dos anos iniciais. O resultado foi a realização de um conjunto de oficinas de capoeira na escola. Conclui-se que o trabalho pedagógico criou condições para desenvolver o conhecimento da história da capoeira, dos instrumentos, dos movimentos e da sua musicalidade, demonstrando que a capoeira se fundamenta na história e na ancestralidade.
Abstract: This article aims to present capoeira as a pedagogical practice based on the experience in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID), with the 5th grade class, in 2023. The research includes a documentary analysis, starting from the report of PIBID activities and a bibliographic review based on the works of Silva (2009), Munanga (2005 and 2015), Marsiglia (2012), Malanchen (2016). PIBID promotes the articulation between school and university. In this sense, activities were carried out focused on the project called "Cultural Diversity and Nature", which aimed to articulate environmental themes and ethnic-racial issues, in an anti-racist perspective, with the knowledge of the early years. The result was the realization of a set of capoeira workshops at the school. It is concluded that the pedagogical work created conditions to develop the knowledge of the history of capoeira, the instruments, the movements and their musicality, demonstrating that capoeira is based on history and ancestry.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7523
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kallyne De Sousa Borges - Artigo de graduação.pdf926.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.