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http://hdl.handle.net/11612/7511
Authors: | Mendes Júnior, Elcio Sabo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Medina, Patrícia |
Title: | O Programa Saber Sem Fronteiras no percurso formativo de magistrados e servidores acreanos |
Keywords: | Formação; aperfeiçoamento; prestação jurisdicional; humanização do judiciário; Training; improvement; judicial services; humanization of the judiciary. |
Issue Date: | 30-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH |
Citation: | MENDES JÚNIOR, Elcio Sabo. O Programa Saber Sem Fronteiras no percurso formativo de magistrados e servidores acreanos. 2024.111f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Trata-se de relatório técnico conclusivo do processo investigativo do Programa Saber Sem Fronteiras, desenvolvido pela Escola do Poder Judiciário do Estado do Acre (ESJUD), que visa a promoção da formação contínua, aperfeiçoamento e especialização de magistrados e servidores acreanos. A pesquisa teve como objetivo geral promover a formação contínua, aperfeiçoamento e especialização de magistrados e servidores. O Programa apresenta um itinerário formativo numa abordagem centrada em competências e aprendizagem ativa, permitindo o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores em diversas áreas do conhecimento. A metodologia da Pesquisa-Ação adotada na forma participativa permite uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais envolvidos. Orientado pelas premissas teóricas da metodologia da Pesquisa-Ação, com ênfase na Teoria 80- 20, visão sistêmica, transversalidade, interdisciplinaridade e direitos humanos. Assim, obtivera como principais resultados no âmbito qualitativo a simplificação da gestão das atividades, e na esfera quantitativa, a concentração de recursos humanos em áreas de maior impacto, aumento e equilíbrio da produtividade dos servidores e magistrados, diminuição do acervo em índice superior a 20%, no período de um ano, superação dos processos arquivados em relação aos recebidos e consequente melhoria dos resultados na prestação jurisdicional. |
Abstract: | This is the conclusive technical report of the investigative process of the Saber Sem Fronteiras Program, developed by the School of the Judiciary of the State of Acre (ESJUD), which aims to promote continuous training, improvement, and specialization of magistrates and civil servants from Acre. The general objective of the research was to promote continuous training, improvement, and specialization of magistrates and civil servants. The Program presents a formative pathway with a competency-based and active learning approach, allowing for the development of skills, attitudes, and values in various areas of knowledge. The participatory approach of the Action Research methodology enables a deep understanding of the needs and challenges faced by the professionals involved. Guided by the theoretical premises of the Action Research methodology, with an emphasis on the 80-20 Theory, systemic vision, transversality, interdisciplinarity, and human rights. The main qualitative results included the simplification of activity management. On the quantitative side, there was a concentration of human resources in areas of greater impact, an increase and balance in the productivity of civil servants and magistrates, a reduction in the backlog by more than 20% within one year, a surpassing of archived cases compared to new ones received, and a consequent improvement in the delivery of judicial services. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7511 |
Appears in Collections: | Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos |
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