Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7494
Authors: Rodrigues Júnior, Edno Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Luciane Silva de
Title: Mapeamento das pesquisas sobre Tecnologias na Educação nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (2018 – 2022)
Keywords: Comunicação; Educação; Informação; Tecnologia.
Issue Date: 30-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES JÚNIOR, Edno Almeida. Mapeamento das pesquisas sobre Tecnologias na Educação nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (2018 – 2022). 2023. 49f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo coletar monografias produzidas por acadêmicos do curso de Pedagogia da UFT, cujos títulos abordam a temática da "tecnologia", a fim de compilar um conjunto de estudos acadêmicos que analisem a relação entre tecnologia e educação. Os objetivos específicos buscam analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras nas metodologias ativas; e avaliar o impacto das metodologias ativas, com o suporte das TICs, no processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, será realizada a coleta de monografias produzidas por acadêmicos do referido curso de 2018 a 2022, que abordam a temática da "tecnologia", a fim de compilar um conjunto de estudos acadêmicos que analisem a relação entre tecnologia e educação. A metodologia adotada neste estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas e inclui a coleta de dados por meio de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. Através das observações dos autores, foram realizadas análises para a estruturação deste trabalho. Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizou-se as contribuições de renomados autores como Pérez (2015), Costa Jr (2012), Santos e Galán (2012), Anderi e Toschi (2016), e Almeida, Dias e Silva (2013). Esses referenciais teóricos forneceram fundamentos sólidos para a compreensão da temática da tecnologia na educação, enriquecendo a discussão e contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo. Com base nesses elementos, esta pesquisa busca contribuir para a compreensão do engajamento dos acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins com a temática da tecnologia em suas monografias e artigos, bem como fornecer um conjunto de estudos acadêmicos que exploram a relação entre tecnologia e educação, enriquecendo assim o campo do conhecimento pedagógico.
Abstract: This research aims to gather monographs produced by academics from the Pedagogy program at UFT, whose titles address the theme of "technology," in order to compile a set of academic studies that analyze the relationship between technology and education. The specific objectives seek to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as facilitating tools in active methodologies and to assess the impact of active methodologies, supported by ICTs, on the teaching-learning process. To achieve this goal, monographs produced by students of the aforementioned program from 2018 to 2022 will be collected, focusing on the theme of "technology," in order to compile a set of academic studies that analyze the relationship between technology and education. The methodology adopted in this study is based on bibliographic research and includes data collection through descriptive research of a qualitative nature. Based on the authors' observations, analyses were conducted to structure this work. To theoretically underpin the research, contributions from renowned authors such as Pérez (2015), Costa Jr (2012), Santos and Galán (2012), Anderi and Toschi (2016), and Almeida, Dias, and Silva (2013) were used. These theoretical frameworks provided solid foundations for understanding the theme of technology in education, enriching the discussion and contributing to the advancement of knowledge in this field. Based on these elements, this research seeks to contribute to the understanding of the engagement of Pedagogy academics from the Federal University of Tocantins with the theme of technology in their monographs and articles, as well as to provide a set of academic studies that explore the relationship between technology and education, thereby enriching the field of pedagogical knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7494
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edno Almeida Rodrigues Júnior - Monografia.pdf772.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.