Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7490
Autor(a): Silva, Laiane Rezende da
Orientador: Ipolito, Juliana Chioca
Título: Processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TDAH
Palavras-chave: Processo de inclusão; Crianças diagnosticadas com TDAH; TDAH; Educação inclusiva.
Data do documento: 25-Abr-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Laiane Rezende da. Processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TDAH. 2024. 25f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: Este estudo visa compreender o conceito e diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar, investigando os desafios enfrentados por crianças diagnosticadas com o transtorno e as estratégias pedagógicas que podem promover sua inclusão. A pesquisa aborda três aspectos principais: o entendimento do TDAH e suas implicações para a prática educacional, o impacto do uso excessivo de tecnologias (especialmente telas) no desenvolvimento cognitivo das crianças com TDAH, e os processos de inclusão escolar. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e análise de práticas pedagógicas e políticas públicas. Os resultados indicam que, apesar do aumento no diagnóstico e maior conscientização, a falta de adaptação pedagógica e intervenções adequadas ainda são desafios. Além disso, o uso excessivo de tecnologias pode agravar os sintomas do transtorno. A pesquisa conclui que é essencial melhorar a formação dos profissionais da educação e implementar práticas inclusivas para garantir uma educação de qualidade e equitativa para essas crianças.
Abstract: This study aims to understand the concept and diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context, investigating the challenges faced by children diagnosed with the disorder and the pedagogical strategies that can promote their inclusion. The research addresses three main aspects: the understanding of ADHD and its implications for educational practice, the impact of excessive use of technology (especially screens) on the cognitive development of children with ADHD, and the school inclusion processes. The methodology included a literature review and analysis of educational practices and public policies. The results indicate that, despite the increase in diagnoses and greater awareness, the lack of pedagogical adaptation and adequate interventions remain challenges. Additionally, excessive use of technology can exacerbate the disorder's symptoms. The study concludes that improving teacher training and implementing inclusive practices are essential to ensuring quality and equitable education for these children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7490
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