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http://hdl.handle.net/11612/7480
Authors: | Silva, Camilla Stefanni Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ipolito, Juliana Chioca |
Title: | A educação escolar pública nos municípios de Miracema e Palmas: uma análise das diferenças de condições materiais das escolas |
Keywords: | Condições materiais; Educação pública brasileira; Centro e periferia; Desigualdade. |
Issue Date: | 24-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Camilla Stefanni Pereira. A educação escolar pública nos municípios de Miracema e Palmas: uma análise das diferenças de condições materiais das escolas. 2025. 51f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia visou investigar se há diferença nas condições materiais de duas escolas públicas, uma central e outra periférica, e se isso impacta nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A pesquisa caracterizou-se como exploratória do tipo qualitativa. Para tal, utilizamos como critério de seleção para este estudo duas escolas do estado do Tocantins, uma localizada em Palmas (capital) e outra em Miracema do Tocantins, com a maior nota do Ideb do ano de 2023. Assim, esta investigação foi dividida em três etapas, sendo a primeira de pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitou um maior aprofundamento do tema e conhecimento das leis e documentos que regem as instituições pesquisadas bem como a compreensão do método materialista histórico dialético; a segunda de análise das condições materiais das escolas selecionadas para esta pesquisa, na qual utilizou-se a técnica de observação e análise descritiva; e a terceira de análise dos dados obtidos, orientada pelo método. Deste modo, ao analisar as condições de acesso à educação dos sujeitos em seus diferentes contextos sociais, e compreendendo a educação escolar como síntese de múltiplas determinações, foi possível apreender as diferenças nas condições infraestruturais das escolas, sendo uma central e outra periférica, e que isso impacta no desempenho acadêmico dos alunos, manifestado pela diferença nos resultados do Ideb. |
Abstract: | This thesis aimed to investigate whether the material conditions of schools located in central areas differ from those located in peripheral areas, in order to understand if such conditions impact student learning. The research was characterized as exploratory and qualitative in nature. To this end, the study selected two schools from the state of Tocantins, one located in Palmas (the capital) and the other in Miracema do Tocantins, both with the highest IDEB score in 2023. This investigation was divided into three stages: the first was a bibliographic and documentary research, which allowed for a deeper understanding of the subject and knowledge of the laws and documents that govern the researched institutions; the second was an analysis of the material conditions of the selected schools for this research, using the technique of observation and descriptive analysis; and the third was an analysis of the data obtained, guided by the historical and dialectical materialist method. Thus, by analyzing the access to education of subjects in their different social contexts and understanding school education as a synthesis of multiple determinations, it was possible to apprehend the differences in the infrastructural conditions of the schools, one central and the other peripheral, and how this impacts the academic performance of the students, reflected in the difference in IDEB results. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7480 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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