Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7479
Authors: Silva, Rubens Martins da
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Janete Silva
Title: Discursividades de integrantes do PIBID sobre a formação inicial em Letras: a sustentabilidade do programa
Keywords: Formação Inicial;Discursividades;PIBID;Sustentabilidade
Issue Date: Dec-2019
Citation: SILVA, Rubens Martins. Discursividades de integrantes do PIBID sobre a formação inicial em Letras: a sustentabilidade do programa. 2019. 182f. Tese - Curso de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras Ensino de Língua e Literatura – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese de doutoramento analisa, objetivamente, discursividades sobre a formação inicial proferidas por integrantes do PIBID ofertado pelo curso de Letras da UFT/Araguaína-TO. Especificamente, as análises se concentraram na interpretação discursiva da noção de formação à docência oportunizada pelo PIBID, além da percepção de sua sustentabilidade ao campo acadêmico. A problematização instituída concentrou seu foco nos seguintes questionamentos: (i) quais experiências o PIBID oportuniza aos seus integrantes durante os estudos da formação inicial rumo à sua futura/provável atuação docente? (ii) os saberes adquiridos apresentam condições de sustentabilidade das atividades ligadas aos estudos literários e linguísticos que os professores realizarão durante o exercício da docência em escolas da educação básica? (iii) os discursos proferidos na formação inicial são problematizados sob a perspectiva de sustentabilidade do próprio PIBID? A investigação tomou como arcabouço teórico dois campos de estudos: (i) o da Análise de Discurso de linha francesa, por Michel Pêcheux (1990 [1969], 2014 [1975], 2015 [1983]), com ênfase na terceira época – a AD3 em 1983, a qual concebe o discurso como estrutura ou acontecimento, e Orlandi (2015, principal responsável pela AD no Brasil); (ii) o da Sustentabilidade, por Hargreaves e Fink (2007). Os documentos oficiais (Portarias do PIBID, 2007; RCT, 2009; BNCC, 2017 e 2018), os fundamentos do ensino literário (COSSON, 2007) e do ensino de língua (KLEIMAN, 2007; KOCH, 2008) potencializaram o percurso didático das análises sobre os espaços que o PIBID tem ocupado nas universidades brasileiras (LOCATELLI, 2014). Metodologicamente, é uma pesquisa de base qualitativa (FLICK, 2009) centrada no eixo documental e em entrevistas (ANDRADE, 2002; SEVERRINO, 2007). O eixo documental compôs-se de relatórios obtidos dos integrantes do PIBID no recorte temporal de 2016 a 2017. As entrevistas resultaram da adoção de roteiros por meio de questionamentos semiestruturados, os quais foram aprovados pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFT. À guisa conclusiva, porém sem a pretensão de esgotar outras possibilidades de análises, principalmente porque a linguagem não se manifesta na ordem do transparente, as análises realizadas possibilitaram a compreensão de que os integrantes do PIBID proferiram em suas discursividades noções substanciais da formação inicial ao exercício da docência em razão dos contextos em que este programa foi executado. No primeiro contexto, o espaço da IES, que foi o da UFT, serviu como espaço de abordagem dos estudos teóricos e práticos da formação inicial. No segundo contexto, o espaço da escola-campo, uma escola da educação básica, serviu como espaço de realização de atividades de planejamentos e de aulas aos alunos da educação básica. De modo geral, e sob o acontecimento discursivo, o PIBID é um programa que potencializa os processos formativos iniciais de acadêmicos que buscam ingressar na carreira profissional da docência na educação básica.
Abstract: This doctoral thesis, objectively, analyzes discursiveness about the initial formation given by pibid members offered by the Uft/Araguaína-TO Letters course. Specifically, the analyses focused on the discursive interpretation of the notion of qualification to teaching offered by PIBID,aside from the perception of its sustainability to the academic field. The established problematization is focused on the following questions: (i) which experiences does the PIBID provide to its members during the initial qualification studies towards their future/probable teaching performance? (ii) do the acquired knowledge present conditions of sustainability of the activities related to literary and linguistic studies that the teachers will perform during the exercise of teaching in basic education schools? (iii) are the discourses given in the initial formation problematized from the perspective of sustainability of the PIBID itself? The research took as theoretical framework two fields of studies: (i) the Discourse Analysis of the French line, by Michel Pêcheux (1990 [1969], 2014 [1975], 2015 [1983]), with emphasis on the third era – AD3 in 1983, which conceives the discourse as structure or event, and Orlandi (2015, principal responsible for AD in Brazil); (ii) sustainability, by Hargreaves and Fink (2007). The official documents (Ordinances of the PIBID, 2007; RCT, 2009; BNCC, 2017 and 2018), the foundations of literary education (COSSON, 2007) and language teaching (KLEIMAN, 2007; KOCH, 2008) enhanced the didactic path of analyses on the spaces that PIBID has occupied in Brazilian universities (LOCATELLI, 2014). Methodologically, it is a qualitative-based research (FLICK, 2009) centered on the documentary axis and interviews (ANDRADE, 2002; SEVERRINO, 2007). The documentary axis was composed of reports obtained from pibid members in the 2016-2017 time cutout. The interviews resulted from the adoption of scripts through semi-structured questions, which were approved by the Ethics and Research Committee of UFT. Conclusively, but without the intention of exhausting other possibilities of analysis, mainly because the language is not manifested in the order of the transparent, the analyses performed made it possible to understand that the members of the PIBID gave in their discursive substantial notions of the initial formation to the exercise of teaching due to the contexts in which this program was executed. In the first context, the area of HEI, which was the UFT, served as a space for approaching theoretical and practical studies of initial formation. In the second context, the field school space, a basic education school, served as a space for planning and class activities for basic education students. In general, and under the discursive event, PIBID is a program that enhances the initial formative processes of academics who seek to enter the professional career of teaching in basic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7479
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rubens_Tese.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.