Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7468
Authors: Rodrigues, Samoel Ferreira dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Luciane Silva de
Title: Formação de professores para educação infantil indígena no Território Xerente, em Tocantínia-TO: um breve diagnóstico
Keywords: Educação indígena; Povo Akwe-Xerente; Cultura; Identidade; Políticas públicas.
Issue Date: 14-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Samoel Ferreira dos Santos. Formação de professores para educação infantil indígena no Território Xerente, em Tocantínia-TO: um breve diagnóstico. 2024. 33f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo central analisar os dados referentes à formação de professores para Educação Escolar Indígena no Território Xerente, buscando compreender suas especificidades e desafios. Para tanto, partiu-se do seguinte questionamento: Qual é o diagnóstico da formação de professores da Educação Infantil Escolar Indígena no Território Xerente e de que forma as questões apontadas nesse diagnóstico afetam a prática pedagógica? Na metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa e quantitativa (quali-quanti), que se baseia em uma pesquisa bibliografia e documental. Os resultados evidenciam que, embora todos os docentes sejam indígenas Akwẽ-Xerente, nas escolas que ofertam educação infantil indígena, contribuindo para a valorização cultural, a maioria possui formação de nível médio e vínculo empregatício temporário, o que pode comprometer a continuidade pedagógica e as especificidades desta etapa. Além disso, há deficiências significativas na infraestrutura escolar e na distribuição de recursos humanos, como monitores e auxiliares. A pesquisa conclui que a Educação Infantil Escolar Indígena é essencial para fortalecer a identidade cultural e promover uma educação de qualidade, mas aponta a necessidade urgente de políticas públicas que garantam investimentos na formação docente inicial e continuada, na infraestrutura e na adaptação das práticas pedagógicas às especificidades culturais do povo Akwẽ-Xerente.
Abstract: The main objective of this article is to analyze data related to teacher training for Indigenous School Education in the Xerente Territory, seeking to understand its specificities and challenges. To this end, the following question was posed: What is the diagnosis of teacher training for Indigenous School Early Childhood Education in the Xerente Territory and how do the issues highlighted in this diagnosis affect pedagogical practice? In the methodology, we followed a qualitative and quantitative (quali-quanti) approach, which is based on bibliographic and documentary research. The results show that, although all teachers are Akwẽ-Xerente indigenous, in schools that offer indigenous early childhood education, contributing to cultural appreciation, the majority have secondary education and temporary employment contracts, which can compromise pedagogical continuity and the specificities of this stage. In addition, there are significant deficiencies in school infrastructure and in the distribution of human resources, such as monitors and assistants. The research concludes that Indigenous Early Childhood Education is essential to strengthen cultural identity and promote quality education, but points to the urgent need for public policies that guarantee investments in initial and ongoing teacher training, infrastructure and the adaptation of pedagogical practices to the cultural specificities of the Akwẽ-Xerente people.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7468
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samoel Ferreira dos Santos Rodrigues - Artigo de graduação.pdf585.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.