Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7417
Autor(a): | Almeida, Tainara dos Santos |
Orientador: | Spada, Ana Corina Machado |
Título: | Desafios da inclusão na educação infantil: reflexões a partir do estágio curricular |
Palavras-chave: | Educação especial e inclusiva; Formação docente; Educação infantil; Estágio curricular. |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | ALMEIDA, Tainara dos Santos. Desafios da inclusão na educação infantil: reflexões a partir do estágio curricular. 2024. 19f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
Resumo: | A inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema regular de ensino é uma questão amplamente discutida no âmbito educacional. A inclusão desde a educação infantil, envolvendo planejamento e adaptação de ambientes, materiais e práticas pedagógicas, pode assegurar não somente o direito ao acesso a educação de qualidade, mas, principalmente um adequado aprendizado e desenvolvimento às crianças. Esta pesquisa tem como objetivo primário conhecer como se desenvolve a inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil, tendo como base uma instituição pública do município de Miracema do Tocantins, TO. A abordagem que orienta o estudo é de natureza qualitativa, pautada na observação participante, realizada ao longo do estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia. A revisão de literatura pauta-se nas principais legislações voltadas a área, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (BRASIL, 2006), as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especial (BRASIL, 2009), a Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), bem como em pesquisas desenvolvidas por Bueno (2008), Carvalho (2010) entre outros. A análise dos dados demonstrou que há um significativo esforço do corpo docente e também da equipe escolar em construir um ambiente inclusivo, voltado ao atendimento das demandas apresentadas pelas crianças com necessidades especiais, contudo, muitos são os entraves cotidianos para a melhoria das condições oferecidas, dentre eles destacaram-se: infraestrutura, materiais pedagógicos, rotinas rígidas e necessidade de qualificação docente. |
Abstract: | The inclusion of students with special needs in the regular education system is a widely discussed need in the educational field. The process of inclusion in early childhood education, involving planning and adaptation of environments, materials and pedagogical practices, can ensure not only the right to access to quality education, but, above all, adequate learning and development of children. Using Brazilian educational legislation such as the Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996), the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (BRASIL, 2006), the Guidelines for Special Educational Assistance (BRASIL, 2009), the Law Brazilian Institute of Inclusion (BRASIL, 2015) we discussed inclusion in Early Childhood Education. This research's primary objective is to understand how the inclusion of children with special needs in early childhood education develops, based on a public institution in the municipality of Miracema do Tocantins, TO. The approach that guides the study is qualitative in nature, based on participant observation, carried out throughout the supervised curricular internship of the Pedagogy course. Data analysis demonstrated that there is a significant effort by the teaching staff and also the school team to build an inclusive environment, aimed at meeting the demands presented by children with special needs, however, there are many daily obstacles to improving the conditions offered, among them, the following stood out: infrastructure, teaching materials, rigid routines and the need for teacher training and qualifications. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7417 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tainara dos Santos Almeida - Artigo de graduação.pdf | 254.08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.