Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Luciane Silva de-
dc.contributor.authorRocha, Wárlla Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-02-25T17:38:32Z-
dc.date.available2025-02-25T17:38:32Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationROCHA, Wárlla Ribeiro. Formação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectiva. 2024. 46f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7414-
dc.description.abstractThis work based on a perspective practices of continuing education for teachers working in special education, focusing on the challenges and the need for effective implementation of programs that meet the specific demands of this type of education. The central problem lies in the significant gaps in the training of these professionals, despite advances in regulations and educational technologies. This study is justified by the urgent need to enhance the preparation and support for teachers, aiming for more efficient and inclusive educational practices. The main objective is to develop a deep understanding of current practices and propose effective improvements to adequately empower these educators. The research adopts a qualitative methodology, involving the analysis of contents of existing programs, the impact of teaching methodologies, and the identification of barriers to the adoption of effective practices. Data were collected from articles, technical reports, and case studies through academic databases such as Google Scholar and ERIC. The search terms included "Continuing education in special education," "Inclusive teaching practices," and "Educational technologies in teacher training." The results indicate that, although there are well-structured programs, there are significant flaws in their practical implementation, highlighting the need for training that has perspectives adaptive training and technologies that directly assist in special education. The conclusion emphasizes the importance of developing more effective and inclusive policies to promote a capable and inclusive educational environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.titleFormação continuada de professores para o atendimento ao estudante com deficiência intelectual: a educação especial em perspectivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fundamentado em uma perspectiva das práticas de formação continuada para professores que atuam na educação especial, concentrando-se nos desafios e na necessidade de implementação eficaz de programas que atendam às demandas específicas dessa modalidade de ensino. A problemática central reside nas lacunas significativas na capacitação desses profissionais, apesar dos avanços em regulamentações e tecnologias educacionais. Este estudo é justificado pela necessidade urgente de aprimorar a preparação e o suporte aos professores, visando a uma prática educativa mais eficiente e inclusiva. O objetivo principal é desenvolver um entendimento aprofundado das práticas atuais e propor melhorias para capacitar adequadamente esses educadores. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise de conteúdos de programas existentes, o impacto das metodologias de ensino e a identificação de barreiras à adoção de práticas eficazes. Para a coleta de dados, foram consultados CAPES, artigos, relatórios técnicos e estudos de caso através de bases de dados acadêmicas como Google Acadêmico e ERIC. Os termos de pesquisa incluíram "Formação continuada em educação especial", "Práticas inclusivas no ensino", “Deficiência Intelectual” e "Tecnologias educacionais na formação de professores". Os resultados indicam que, embora existam programas bem estruturados, há falhas significativas na implementação prática desses programas, destacando a necessidade de formações que tenham perspectivas mais adaptativas e de tecnologias que auxiliem diretamente na educação especial. A conclusão enfatiza a importância de desenvolver políticas mais eficazes e inclusivas para promover um ambiente educacional capacitado e inclusivo.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wárlla Ribeiro Rocha - Monografia.pdf225.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.