Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7384
Autor(a): Gomes, Pedro Gabryel Costa
Orientador: Souza, Adriano Junior Moreira de
Título: O papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radical
Palavras-chave: Família;Seleção do repertório comportamental;Aprendizagem infantil;Behaviorismo radical
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: GOMES, Pedro Gabryel Costa. O papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radical. 2024. 35f. Artigo de graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: O artigo aborda o papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radical. Tem como objetivo analisar as contribuições de pesquisas que evidenciam a relevância do ambiente familiar na educação infantil para a seleção e o fortalecimento de repertórios comportamentais adaptativos. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura, organizada e analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo do tipo temática. Os resultados indicaram que um ambiente familiar de qualidade, caracterizado por interação ativa dos pais, controle planejado de contingências, reforço de comportamentos desejáveis, diálogo e reforço positivo, favorece o desenvolvimento de repertório comportamental adaptativo e funcional. O presente estudo também apresentou estratégias práticas para que famílias promovam o desenvolvimento comportamental positivo e aprimorem a aprendizagem de crianças. Conclui se que um ambiente familiar estruturado, afetivo e cooperativo é essencial para o desenvolvimento de um repertório comportamental infantil saudável, reforçando a importância da colaboração familiar no processo formativo de crianças.
Abstract: This article addresses the role of the family in early childhood education and its importance for the selection of the behavioral repertoire: an interpretation from the perspective of Radical Behaviorism. Its objective is to analyze the contributions of research that demonstrate the relevance of the family environment in early childhood education for the selection and strengthening of adaptive behavioral repertoires. For this purpose, an integrative literature review methodology was used, organized and analyzed through the Thematic Content Analysis technique. The results indicated that a quality family environment, characterized by active parental interaction, planned control of contingencies, reinforcement of desirable behaviors, dialogue and positive reinforcement, favors the development of an adaptive and functional behavioral repertoire. This study also presented practical strategies for families to promote positive behavioral development and improve children's learning. It is concluded that a structured, affectionate and cooperative family environment is essential for the development of a healthy children's behavioral repertoire, reinforcing the importance of family collaboration in the formative process of children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7384
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