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dc.contributor.advisorSouza, Adriano Junior Moreira de-
dc.contributor.authorGomes, Pedro Gabryel Costa-
dc.date.accessioned2025-02-10T12:21:19Z-
dc.date.available2025-02-10T12:21:19Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.citationGOMES, Pedro Gabryel Costa. O papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radical. 2024. 35f. Artigo de graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7384-
dc.description.abstractThis article addresses the role of the family in early childhood education and its importance for the selection of the behavioral repertoire: an interpretation from the perspective of Radical Behaviorism. Its objective is to analyze the contributions of research that demonstrate the relevance of the family environment in early childhood education for the selection and strengthening of adaptive behavioral repertoires. For this purpose, an integrative literature review methodology was used, organized and analyzed through the Thematic Content Analysis technique. The results indicated that a quality family environment, characterized by active parental interaction, planned control of contingencies, reinforcement of desirable behaviors, dialogue and positive reinforcement, favors the development of an adaptive and functional behavioral repertoire. This study also presented practical strategies for families to promote positive behavioral development and improve children's learning. It is concluded that a structured, affectionate and cooperative family environment is essential for the development of a healthy children's behavioral repertoire, reinforcing the importance of family collaboration in the formative process of children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSeleção do repertório comportamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectBehaviorismo radicalpt_BR
dc.titleO papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radicalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda o papel da família na educação infantil e sua importância para a seleção do repertório comportamental: uma leitura a partir da ótica do Behaviorismo Radical. Tem como objetivo analisar as contribuições de pesquisas que evidenciam a relevância do ambiente familiar na educação infantil para a seleção e o fortalecimento de repertórios comportamentais adaptativos. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura, organizada e analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo do tipo temática. Os resultados indicaram que um ambiente familiar de qualidade, caracterizado por interação ativa dos pais, controle planejado de contingências, reforço de comportamentos desejáveis, diálogo e reforço positivo, favorece o desenvolvimento de repertório comportamental adaptativo e funcional. O presente estudo também apresentou estratégias práticas para que famílias promovam o desenvolvimento comportamental positivo e aprimorem a aprendizagem de crianças. Conclui se que um ambiente familiar estruturado, afetivo e cooperativo é essencial para o desenvolvimento de um repertório comportamental infantil saudável, reforçando a importância da colaboração familiar no processo formativo de crianças.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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