Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7205
Authors: ARAUJO, Tayane Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: COURA, Felipe de Almeida
Title: Fluência E Constituição Docente: uma análise de professores de LIBRAS em Formação
Keywords: Fluência;Libras;Formação de Professor;Letras:Libras;Fluency;Pounds;Teacher Training;Lyrics: Libras
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ARAUJO, Tayane Pereira de. Fluência E Constituição Docente: uma análise de professores de libras em formação. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar qual a compreensão que os professores em formação do curso de Letras-Libras da UFT de Porto Nacional tem sobre Fluência em Libras e cruzar esses dados com as abordagens teóricas sobre esse conceito. Foi aplicado um questionário com oito perguntas sobre fluência em Libras e outras questões relacionada. A pesquisa é de natureza qualitativa- quantitativa, aplicada, exploratória, bibliográfica, documental, de campo e utilizou um questionário elaborado no Google Forms para coleta dos dados. Por fim, a pesquisa revelou que o conceito de fluência é complexo, que os professores em formação do curso de Letras-Libras possuem concepções distintas ou não têm entendimento claro sobre o conceito de fluência. No entanto, mesmo sabendo da importância de professores de Libras serem fluentes na língua, constata-se que a fluência é apenas um aspecto do processo que constitui o professor, sendo tão importante quanto as metodologias de ensino e outros conhecimentos pedagógicos.
Abstract: The present work aims to verify the understanding that teachers in training on the Literature-Libras course at UFT in Porto Nacional have about Fluency in Libras and cross-reference this data with theoretical approaches to this concept. A questionnaire was administered with 8 questions about fluency in Libras and other related issues. The research is qualitative-quantitative, applied, exploratory, bibliographic and documentary in nature, and used a questionnaire prepared in Google Forms to collect data. Finally, the research revealed that the concept of fluency is complex, that teachers in training on the Libras-Library course have different conceptions or do not have a clear understanding of the concept of fluency. However, even knowing the importance of Libras teachers being fluent in the language, it appears that fluency is only one aspect of the process that constitutes the teacher, being as important as teaching methodologies and other pedagogical knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7205
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Tayane Pereira de Araujo.pdf975.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.