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http://hdl.handle.net/11612/7202
Autor(a): | Rodrigues, Emanuel Tocantins |
Orientador: | Passos, Vânia Maria de Araújo |
Título: | Avaliação da aprendizagem no ensino remoto em escolas do campo no Amapá no periodo pandêmico |
Palavras-chave: | Escola do Campo; Avaliação da Aprendizagem; Ensino Remoto; Período Pandêmico; Learning Assessment; Remote Teaching; Pandemic Period. |
Data do documento: | 9-Jul-2024 |
Citação: | RODRIGUES, Emanuel Tocantins. Avaliação da aprendizagem no ensino remoto em escolas do campo no amapá no periodo pandêmico. 2024. 38f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
Resumo: | Este Relatório de Pesquisa tem como objetivo expor o processo de avaliação da aprendizagem em escolas no campo, no Amapá, que trabalham pelo sistema modular de ensino, durante o período pandêmico 2020-2021, provocado pela Covid 19. O estudo foi realizado utilizando-se uma abordagem qualitativa, pesquisa documental e revisão bibliográfica, a partir da leitura e análise de Decretos, Portarias e Notas Técnicas, referentes ao ensino e avaliação da aprendizagem no período pandêmico, publicados pelo Conselho Estadual de Educação e pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Amapá. Foram analisados também Artigos científicos, revistas e periódicos alusivos à Educação, dissertações de mestrado, dentre os quais destacamos os desenvolvidos por: Luckesi (2011) sobre os equívocos do processo avaliativo; Hoffmann (2019) acerca da mediação dialógica na avaliação da aprendizagem; Santos (2014) com a prática da avaliação formativa na educação on-line; e Caldart (2002) sobre o papel da escola do campo em garantir qualidade de ensino aos educandos, especificamente relacionando- se ao ensino remoto. Os estudos realizados demonstraram a deficiência estrutural das unidades escolares localizadas no campo, com relação ao uso de ferramentas digitais e o uso em larga escala de material impresso, no processo de ensino-aprendizagem do educando. O estudo aponta também que a avaliação da aprendizagem do educando foi realizada de forma genérica, baseada em conceitos gerais e utilizada de maneira uniforme para todos os educandos das escolas do campo, independentemente de sua vivência e diversidade sociocultural. |
Abstract: | This Research Report aims to analyze the learning assessment process in rural schools in Amapá, during the 2020-2021 pandemic period. The study was carried out using a qualitative approach, in which documentary research and a bibliographic review were carried out based on the reading and analysis of Decrees, Ordinances and Technical Notes, published by the State Education Council and the State Department of Education of the State of Amapá, regarding teaching and assessment of learning during the pandemic period. Scientific articles, magazines, periodicals, master's dissertations were also analyzed, among which are those developed by Luckesi (2011) about the mistakes in the evaluation process, Hoffmann (2019) about dialogical mediation in learning evaluation, Santos (2014) with the practice of formative assessment in online education and Caldart (2002) with the role of rural schools in ensuring quality of teaching for students, specifically during the period of remote teaching. The studies demonstrate the structural deficiency of school units located in the countryside in relation to the use of digital tools in the process of evaluating students' learning during the pandemic period caused by Covid-19. It also highlights the pedagogical instruments used by teachers to assess learning during remote teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7202 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
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