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http://hdl.handle.net/11612/7188
Autor(a): | Araújo, Jardeane Reis de |
Orientador: | Souza, Neila Nunes de |
Título: | Política linguística da Libras no Tocantins: diálogos contemporâneos |
Palavras-chave: | política linguística;educação bilíngue;Libras;discursos;language policy;bilingual education;speeches |
Data do documento: | 28-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | ARAÚJO, Jardeane Reis de. Política linguística da Libras no Tocantins: diálogos contemporâneos. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
Resumo: | As políticas linguísticas relacionadas a implantação do ensino de Libras – na perspectiva da educação bilíngue - nas escolas da educação básica, vêm-se tornando uma constante, contribuindo para a promoção de debates ímpares para a comunidade surda. Logo, este estudo tem por objetivo o de propiciar uma análise acerca das políticas linguísticas da Libras nos diálogos contemporâneos, tendo como base os estudos produzidos no Programa de PósGraduação em Letras, na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Porto Nacional. Para tanto, esta pesquisa ancora-se na metodologia análise de conteúdo em conjunto com a abordagem quali-quantitativa, uma vez que analisa um conjunto de produções acadêmicas publicizadas no repositório institucional da UFT e traz um case relacionado à implantação da componente curricular de Libras nas escolas municipais, nas séries do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. No arcabouço teórico, se utiliza das seguintes teorias: cultura surda (PERLIM; REIS, 2012; MARTINS, 2012; HARRISON, 2021); Educação Brasileira (SAVIANI, 2013); Política (SAVIANI, 2013); Políticas Linguísticas (OLIVEIRA, 2007); estudossurdos (PERLIM; REIS, 2012; SOUZA; GOES, 2017; MARTINS, 2012; HARRISON, 2021; DINIZ, 2012). Portanto, a difusão de pesquisas e arcabouços teóricos críticos na área dos estudos surdos, tornam-se a mola propulsora de constituição da Libras nos espaços escolares, acadêmicos e sociais para se trabalhar a implementação da educação bilíngue. |
Abstract: | Linguistic policies related to the implementation of the teaching of Libras – from the perspective of bilingual education – in basic education schools, has become a constant, contributing to the promotion of unique debates for the deaf community. Therefore, this study aims to provide an analysis about the language policies of Libras in contemporary dialogues, based on studies produced in the Graduate Program in Letters, at the Federal University of Tocantins - Porto Nacional Campus. Therefore, this research is anchored in the content analysis methodology in conjunction with the qualitative and quantitative approach, since it analyzes a set of academic productions published in the institutional repository of UFT and brings a case related to the implementation of the subject of Libras in municipal schools , in the 4th and 5th grades of the initial years of elementary school. In the theoretical framework, the following theories are used: deaf culture (PERLIM; REIS, 2012; MARTINS, 2012; HARRISON, 2021); Brazilian Education (SAVIANI, 2013); Politics (SAVIANI, 2013); Language policies (OLIVEIRA, 2007); deaf studies (PERLIM; REIS, 2012; SOUZA; GOES, 2017; MARTINS, 2012; HARRISON, 2021; DINIZ, 2012). Therefore, the dissemination of research and critical theoretical framework in the area of deaf studies, become the driving force behind the constitution of Libras in school, academic and social spaces to work on the implementation of bilingual education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7188 |
Aparece nas coleções: | Letras |
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