Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7168
Authors: Silva, Wabda Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Seibert, Carla Simone
Title: Programas de formação docente – Pibid e residência pedagógica: um relato de experiência
Keywords: Pibid-UFT;ensino de ciências;experiência pedagógica;bolsas de iniciação à docência;science teaching;pedagogical experience;teaching initiation scholarships
Issue Date: 27-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Wabda Rodrigues da. Rogramas de formação docente – pibid e residência pedagógica: um relato de experiência. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência Biológicas (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentaras experiências pedagógicas dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica em minha formação. Participar desses programas me oportunizou desenvolver atividades no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Colégio Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza e Colégio Municipal Celso Alves Mourão, ambos em Porto Nacional – TO, Brasil. Destaco as ações realizadas como oficinas criativas, mini regências, aulas de reforço, regências em salas de aulas, participação em eventos científicos, dentre outros. De modo geral, pode-se afirmar que as atividades desenvolvidas nesses programas impactaram na minha formação de forma positiva, por possibilitar, na práxis, os conhecimentos adquiridos no meu processo de formação acadêmica. E ainda, pela oportunidade de planejar e executar as atividades em sala de aula, avaliar os pontos positivos e negativos dessas atividades, promover material didático e científico para divulgação dessas experiências. Contudo, a realidade vivenciada na práxis evidencia a necessidade de implementar novas técnicas em formação continuada e para propor materiais didáticos mais eficazes no ensino de ciências.
Abstract: This work aimed to present the pedagogical experiences of the Institutional Scholarships for Teaching Initiation and Pedagogical Residency programs in my training. Participating in these programs gave me the opportunity to develop activities at Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Colégio Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza and Colégio Municipal Celso Alves Mourão, both in Porto Nacional – TO, Brazil. I highlight actions carried out such as creative workshops, mini conducting, reinforcement classes, conducting in classrooms, and participation in scientific events, among others. In general, it can be said that the activities developed in these programs had a positive impact on my training, as they enabled, in practice, the knowledge acquired in my academic training process. And yet, for the opportunity to plan and carry out activities in the classroom, evaluate the positive and negative points of these activities, promote didactic and scientific material for the dissemination of these experiences. However, the reality experienced in practice highlights the need to implement new techniques in continuing education and to propose more effective didactic materials in science teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7168
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wabda Rodrigues da Silva - TCC.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.