Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7025
Autor(a): Reis, Gislaine Capistano
Orientador: Spada, Ana Corina Machado
Título: O lúdico nas experiências pedagógicas na pré-escola: reflexões por meio do estágio curricular
Palavras-chave: Estágio curricular;Formação docente;Educação infantil;Diário de campo
Data do documento: 7-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: REIS, Gislaine Capistano. O lúdico nas experiências pedagógicas na pré-escola: reflexões por meio do estágio curricular. 25f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
Resumo: O lúdico constitui uma temática de grande relevância quando aborda o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Trata-se de um elemento central nos processos de socialização humana, não somente no período da infância como também ao longo das diferentes fases da vida, podendo ocorrer de forma espontânea e também seguir regras previamente combinadas. Este artigo pretende tratar o lúdico por meio de uma abordagem cultural, contemplando seu papel no trabalho pedagógico realizado na pré-escola. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas por meio das disciplinas de Estágio da Educação Infantil 1 e Estágio da Educação Infantil 2, componentes curriculares necessários à integralização do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O desenvolvimento do estudo foi norteado pela questão central: como a experiência lúdica se desenvolve na instituição municipal campo de estágio? Dentre os objetivos destaca-se como geral: conceituar o termo lúdico e sua relevância para o trabalho pedagógico na educação infantil. Entre os objetivos específicos estão: identificar o que dizem os principais dispositivos legais que regulamentam a educação infantil acerca do lúdico no trabalho pedagógico da préescola; verificar de que maneira o lúdico está presente no cotidiano pré-escola, por meio de observações realizadas nas atividades de estágio curricular; identificar se o planejamento das aulas contempla a inserção do lúdico de forma estruturada, intencionalmente desenvolvida de modo a contribuir com o aprendizado infantil. A pesquisa é pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como base a narrativa autobiográfica, desenvolvida no diário de campo, produzido no decorrer do estágio curricular. Como resultados obtidos verificamos que os profissionais docentes, apesar de terem formação adequada à área de atuação não compreendem de fato a centralidade do lúdico para o trabalho pedagógico da pré-escola, ocorrendo uma antecipação do processo de alfabetização.
Abstract: Ludic is a topic of great relevance when ones decide to talk about children's development and learning. It is a central element in the processes of human socialization, not only during childhood but also throughout the different stages of life. It can occur spontaneously and also follow previously agreed rules. This article intends to discuss the play using a cultural approach, contemplating its role in the pedagogical work carried out in preschool education. The research activities were developed through the subjects Early Childhood Education Internship 1 and Early Childhood Education Internship 2, curricular components necessary to complete the Pedagogy course at Miracema Campus of the Federal University of Tocantins (UFT). The development of the study was guided by the central question: how does the playful experience develop in the municipal internship institution? As research objectives we had: conceptualizing the term play and its relevance for pedagogical work in early childhood education. The specific objectives include: identifying what the main legal provisions that regulate early childhood education say about play in pedagogical work; verify how play is present in the daily life of early childhood education, through observations carried out during curricular internship activities; identify whether class planning includes playing as a pedagogical activity, intentionally developed in order to contribute to children's learning. The research is based on a qualitative approach, referenced in an autobiographical narrative, developed in the field diary, produced during the curricular internship. As results we verified that teachers and the other professionals, despite having adequate training for the area of activity, do not actually understand the centrality of play for the pedagogical work of preschool, resulting in an anticipation of the literacy process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7025
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