Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6898
Autor(a): Silva , Verônica Maria Miranda da
Orientador: Freire, José Carlos da Silveira
Título: Verificação da (des) continuidade de geometria entre a Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular
Palavras-chave: Sistema de Avaliação da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Geometria. Matriz de referência.Keywords: Basic Education Assessment System. National Common Curriculum Base. Geometry. Reference matrix
Data do documento: 14-Dez-2022
Citação: SILVA, Verônica Maria Miranda da. Verificação da (des) continuidade de geometria entre a Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. 2022. 73f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
Resumo: O presente relatório trata da descrição das atividades de pesquisa no âmbito o Programa de Pós-graduação Profissional em Educação – PPPGE, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Produto Final na forma de artigo conforme edital PPGE n°. 20/2019. O tema da pesquisa situa-se no âmbito da Sistema de Avaliação de Educação Básica e do lugar do conteúdo de geometria nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica tendo como referência Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da investigação foi analisar a quantidade da geometria da matriz de referência SAEB de 2001, que permaneceu na Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o conteúdo/objetos de conhecimento de ensino da geometria no ensino fundamental proposto na matriz de referência do SAEB 2001 e a BNCC. Na análise dos resultados verificou-se a importância das avaliações em larga escala e suas contribuições para o desenvolvimento de competências para auxiliar o professor a desenvolver um trabalho de qualidade, além de apresentar novas informações que podem ser incorporadas às avaliações no cotidiano escolar. Diante do que foi levantado, devidamente referenciado e analisado neste estudo, conclui-se que muitas habilidades que estão relacionadas a geometria, de acordo com os objetos de conhecimentos previstos na BNCC, para os anos iniciais continuam sendo utilizados ao longo dos anos e vão se repetindo, tanto na matriz de referência, quanto na BNCC. Entretanto, observou-se ainda que para os anos finais, existe uma ruptura com relação a este padrão, verificando-se uma (des)continuidade em relação a BNCC, com uma diminuição significativa das questões relacionadas a geometria ao longo dos anos finais. Diante deste contexto, pode-se averiguar que o estudo do SAEB pode agregar informações ao trabalho desenvolvido pelos docentes nas escolas em que atuam.
Abstract: This report deals with the description of research activities within the scope of the Professional Graduate Program in Education - PPPGE, Federal University of Tocantins (UFT), and Final Product in the form of an article according to PPGE notice no. 20/2019. The theme of the research is located within the scope of the Basic Education Assessment System and the place of geometry content in the exams of the Basic Education Assessment System, having as reference the National Common Curricular Base. The objective of the investigation was to analyze the amount of geometry in the SAEB reference matrix of 2001, which remained in the National Common Curricular Base. This is a bibliographical and documental research on the content/objects of knowledge of geometry teaching in fundamental education proposed in the SAEB 2001 reference matrix and the BNCC. In the analysis of the results, the importance of large-scale assessments and their contributions to the development of skills to help the teacher to develop a quality work were verified, in addition to presenting new information that can be incorporated into assessments in the school routine. In view of what was raised, duly referenced and analyzed in this study, it is concluded that many skills that are related to geometry, according to the objects of knowledge provided in the BNCC, for the initial years continue to be used over the years and will become repeating both in the reference matrix and in the BNCC. However, it was also observed that for the final years, there is a break with this pattern, verifying a (dis)continuity in relation to the BNCC, with a significant decrease in questions related to geometry over the final years. Given this context, it can be seen that the study of SAEB can add information to the work carried out by teachers in the schools where they work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6898
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