Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6884
Authors: Lima, Celijane Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Alexandre Oliveira da
Title: Práticas de educação ambiental na educação infantil por meio da ludicidade: o disposto nos documentos oficiais
Keywords: Educação ambiental;Educação infantil;Ludicidade;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 2-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Celijane Souza. Práticas de educação ambiental na educação infantil por meio da ludicidade: o disposto nos documentos oficiais. 2023. 49f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda o tema: Práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil por meio da ludicidade. Em face do exposto, o presente estudo tem por objetivo: Pesquisar sobre as práticas de educação ambiental na educação infantil por meio da ludicidade. Em termos mais específicos buscou-se: Conhecer as Políticas da Educação Ambiental no Brasil; identificar a importância de desenvolver atividades lúdicas como metodologia para a educação ambiental na educação infantil; e quantificar e analisar a educação ambiental nos documentos educacionais DCNEI, BNCC, e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Para alcançarmos os objetivos propostos, teve-se como questionamento: Como trabalhar a ludicidade na educação infantil a partir da prática da educação ambiental? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Ressalta-se que a ludicidade para o ensino da educação ambiental na educação infantil é instrumento de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, pois se a criança aprende de maneira espontânea, a ludicidade passa a ter significado crucial não só no desenvolvimento do ensino e aprendizagem como também na formação social da criança, levando a mesma a formar uma consciência ambiental, entendendo-se como sujeito do meio natural e responsável pela manutenção do meio ambiente.
Abstract: This research addresses the theme: Practices of Environmental Education in Early Childhood Education through playfulness. In view of the above, the present study aims to: Research on environmental education practices in early childhood education through play. In more specific terms, we sought to: Know the Environmental Education Policies in Brazil; identify the importance of developing recreational activities as a methodology for environmental education in early childhood education; and to quantify and analyze environmental education in the educational documents DCNEI, BNCC, DCT and Educational Parameters of Early Childhood Education. In order to achieve the proposed objectives, the following question was asked: How to work with playfulness in early childhood education based on the practice of environmental education? From the methodological point of view, the research has a qualitative approach, carried out through bibliographical and documental research. It should be noted that playfulness for teaching environmental education in early childhood education is an instrument of great importance for the teaching and learning process, because if the child learns spontaneously, playfulness becomes crucial not only in the development of teaching and learning as well as in the social formation of the child, leading the same to form an environmental conscience, understanding itself as a subject of the natural environment and responsible for the maintenance of the environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6884
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celijane Souza Lima - Monografia.pdf900.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.