Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6733
Autor(a): SILVA, Clorisneia Soares Vila Nova.
Orientador: SILVA, Cícero da.
Título: Letramento digital na conjuntura da pandemia:
Palavras-chave: Letramento digital,;professor,;pandemia da COVID-19,;ensino remoto emergencial,;Digital literacy,;teacher,;COVID-19 pandemic,;emergency remote learning.
Data do documento: 3-Mai-2024
Citação: SILVA, Clorisneia Soares Vila Nova. LETRAMENTO DIGITAL NA CONJUNTURA DA PANDEMIA: implicações na vida de docentes da rede de ensino de araguaína-to. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – Ppgllit, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: Este trabalho objetivou investigar os letramentos digitais de professores (as) da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Araguaína-TO na conjuntura da pandemia considerando o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizado e as suas implicações na vida dos docentes. A dissertação está alicerçada no campo da Linguística Aplicada e na perspectiva dos estudos do letramento. Considerando que o conhecimento sobre as tecnologias digitais faz parte do letramento digital, Kleiman (1995), Buzato (2007) e Soares (2002) compreendem letramento digital como as práticas sociais que se enlaçam e se modificam com as tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, com abordagem interpretativista e exploratória (FLICK, 2009). Para tratar os dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2022 por meio de um questionário semiestruturado on-line, hospedado na plataforma Google Forms, contendo 24 questões, sendo 21 de múltiplas escolhas e 3 com respostas curtas. Além disso, outro recurso utilizado para validação da pesquisa foi uma entrevista in loco em que a pesquisadora visitou presencialmente algumas instituições de ensino da rede municipal de Araguaína-TO para comprovar os dados junto a alguns docentes participantes da pesquisa. Ao todo, participaram da pesquisa 171 educadores, 96,5% professoras e 3,5% professores, sendo 62% dos centros de educação infantil e 37% de escolas do ensino fundamental I. Acredita-se que essa investigação apresentou resultados significativos para a área de linguística aplicada e estudos de letramento. Os resultados permitem afirmar que as tecnologias digitais compõem o contexto social dos participantes da pesquisa e a falta do letramento digital por parte dos docentes teve impactos negativos, uma vez que no período da pandemia da COVID-19, durante o ensino remoto emergencial, a tecnologia digital foi a principal ferramenta utilizada pela categoria. Os relatos dos docentes também corroboram que muitos deles enfrentaram muitas dificuldades quanto ao uso das tecnologias digitais. Embora muitas instituições de ensino possuíssem equipamentos tecnológicos, ainda havia docente que fazia pouco uso dos mesmos nas suas práticas pedagógicas, o que impediu o aprimoramento do letramento digital desses professores e professoras. Portanto, acredita- se que o domínio das tecnologias digitais implica positivamente no processo de ensino- aprendizagem e interação dos educadores durante o ensino remoto emergencial.
Abstract: This paper aimed to investigate the digital literacies of kindergarten and elementary school teachers in the municipal teaching network of Araguaína-TO in the context of the pandemic, considering the use of digital technologies in the teaching and learning process and its implications in the lives of teachers. The dissertation is grounded in the field of Applied Linguistics and in the perspective of literacy studies. Well as, in-depth knowledge of digital technologies is part of digital literacy, Kleiman (1995), Buzato (2007) and Soares (2002) conceptualize digital literacy as the social practices that are intertwined and modified with digital technologies. This is a qualitative field research with an interpretativist and exploratory approach, based on Flick (2009). To treat the data we will use the content analysis technique (BARDIN, 2016). The data were collected between the months of November and December 2022 by means of an online semi- structured questionnaire, hosted on the Google Forms platform, containing 24 questions, 21 of which were multiple choice and 3 with short answers. In addition, another resource used to validate the research was an on-site interview in which the researcher visited in person some teaching institutions in the municipal network of Araguaína-TO to verify the data with some teachers who participated in the research. In all, 171 educators participated in the research, 96.5% female teachers and 3.5% male teachers, 62% from early childhood education centers and 37% from elementary I schools. It is believed that this research presented significant results for the area of applied linguistics and literacy studies. The results allowed us to state that digital technologies make up the social context of the research participants, and the teachers' lack of digital literacy had negative impacts, since in the period of the COVID-19 pandemic, during emergency remote teaching, digital technology was the main tool used by the category. The teachers' accounts also corroborate that many of them faced many difficulties regarding the use of digital technologies. Although many educational institutions had technological equipment, there were still teachers who made little use of it in their pedagogical practices, which prevented them from improving their digital literacy. Therefore, it is believed that the mastery of digital technologies implies positively in the teaching-learning and interaction process of educators during emergency remote teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6733
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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