Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6647
Autor(a): Lima , Jandira Rodrigues Aquino
Orientador: Freire, José Carlos da Silveira
Título: A formação de professores indígenas da Secretaria da Educação do Tocantins Seduc: intenção e resultados
Palavras-chave: Teoria-Prática. Xerente. Formação. Professores. Indígenas. Theory-Practice. Xerente. Training. Teachers. Indigenous
Data do documento: 3-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: LIMA, Jandira Rodrigues Aquino. A formação de professores indígenas da Secretaria da Educação do Tocantins Seduc: intenção e resultados. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
Resumo: Este trabalho trata da formação de professores indígenas desenvolvida pela Secretaria de Educação do Tocantins – Seduc. Analisa os efeitos do Curso de Formação Magistério Indígena para ampliação da compreensão e atuação da prática educativa do professor que leciona nas escolas das comunidades da Área Indígena Funil do Povo Xerente. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa cujos dados foram coletados através da pesquisa bibliográfica, documental e por meio da aplicação de entrevistas com professores e lideranças indígenas. A investigação demonstrou que o Curso de Formação Magistério Indígena foi relevante do ponto de vista da melhoria da identificação com a profissão docente e sua prática docente indígena, porém precisa dialogar com os saberes e práticas construídas na comunidade Indígena Xerente.
Abstract: This work deals with the training of indigenous teachers developed by the Tocantins Department of Education - SEDUC. It analyzes the effects of the Indigenous Magisterium Training Course to broaden the understanding and performance of the educational practice of the teacher who teaches in the schools of the communities of the Funil do Povo Xerente Indigenous Area. This is a research based on the qualitative approach whose data were collected through bibliographic, documentary research and through the application of interviews with teachers and indigenous leaders. The investigation demonstrated that the Indigenous Magisterium Training Course was relevant from the point of view of improving identification with the teaching profession and its indigenous teaching practice, but needs to dialogue with the knowledge and practices built in the Xerente Indigenous community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6647
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jandira Rodrigues Aquino Lima - Dissertação.pdf3.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.