Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6573
Authors: Batista, Suzana Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, José Carlos da Silveira
Title: Juvenilização na educação de jovens e adultos: implicações para a estruturação e desenvolvimento do currículo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz - MA
Keywords: Juvenilização; Currículo e Educação de Jovens e Adultos; Juvenilization; Curriculum and Youth and Adult Education
Issue Date: 4-Jul-2023
Citation: BATISTA, Suzana Oliveira. Juvenilização na educação de jovens e adultos: implicações para a estruturação e desenvolvimento do currículo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz - MA. 2023. 102f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A Pesquisa intitulada de JUVENILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Implicações para a estruturação e desenvolvimento do currículo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz -MA, vincula-se a linha de Pesquisa: Currículos Específicos de Etapas e Modalidades de Educação do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. O estudo trata do fenômeno da Juvenilização na EJA e busca apreender seus impactos no desenvolvimento do currículo da modalidade. A pesquisa se orientou pelo seguinte problema: Quais são as implicações da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos para a organização do currículo dos anos finais do Ensino Fundamental? Nesta perspectiva, definiu-se como objetivo geral: Analisar as implicações da juvenilização na organização do currículo dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal na cidade de Imperatriz - MA. Os objetivos específicos buscam: compreender o percurso histórico das políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Estado do Maranhão; caracterizar as juventudes; investigar os elementos que influenciam a migração precoce dos jovens para a EJA e por fim identificar a compreensão dos professores no que diz respeito a juvenilização da EJA. Para tanto, o percurso metodológico foi composto pela pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Entre os autores que fundamentam o trabalho destacam-se FREIRE (1981, 2000, 2001, 2004), DAYRREL (2002, 2004, 2007, 2011), CARRANO (2007, 2010), BRUNEL (2004), ARROYO (2005, 2007, 2015, 2017a, 2017b) e demais autores que se debruçam sobre a temática investigada. A pesquisa bibliográfica recorreu a Legislação educacional, decretos, resoluções e pareceres, dados coletados na Secretaria Municipal de Educação - SEMED, o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, além da observação do histórico escolar dos alunos. No trabalho de campo utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados com uma amostra de 4 alunos com recorte erário entre 15 e 17 anos, e com 3 professores da EJA. Concluímos nesse estudo, que ingresso precoce dos jovens na EJA motiva-se pela busca de trabalho e renda, somada a exclusão escolar originada no ensino regular, em virtude do cenário de reprovação e abandono escolar. Nesse contexto a EJA passa a ser concebida pelos alunos como alternativa de inclusão, aceleração de estudos e certificação. Na concepção dos professores a presença dos jovens causam conflitos geracionais nas relações entre alunos e professores/alunos e mudanças didáticas metodológicas no que diz respeito ao ritmo de ensino, as atividades propostas, na seleção de conteúdos que devem ser voltados para a qualificação profissional.
Abstract: The research entitled JUVENILIZATION IN YOUTH AND ADULT EDUCATION: Implications for the structuring and development of the curriculum of the final years of elementary school of a municipal school in the city of Imperatriz -MA, is linked to the line of Research: Specific Curricula of Stages and Modalities of Education of the Professional Graduate Program in Education of the Federal University of Tocantins - UFT. The study deals with the phenomenon of Juvenilization in EJA and seeks to apprehend its impacts on the development of the modality curriculum. The research was guided by the following problem: What are the implications of the juvenilization of Youth and Adult Education for the organization of the curriculum of the final years of elementary school? In this perspective, the general objective was to analyze the implications of juvenilization in the organization of the curriculum of the final years of Youth and Adult Education of a municipal school in the city of Imperatriz - MA. The specific objectives seek: to understand the historical course of public educational policies for the Education of Youth and Adults in the State of Maranhão; to characterize youth; to investigate the elements that influence the early migration of young people to EJA and finally to identify the understanding of teachers with regard to the juvenilization of EJA. To this end, the methodological path was composed of bibliographical, documentary and empirical research. Among the authors who support the work are FREIRE (1981, 2000, 2001, 2004), DAYRREL (2002, 2004, 2007, 2011), CARRANO (2007, 2010), BRUNEL (2004), ARROYO (2005, 2007, 2015) and other authors who focus on the theme investigated. The bibliographic research used the educational legislation, decrees, resolutions and opinions, data collected at the Municipal Department of Education - SEMED, the Pedagogical Political Project - PPP of the school, in addition to the observation of the students' school records. In the field research the questionnaire and the semi- structured interview were applied as data collection instruments with a sample of 4 students with a cash cut between 15 and 17 years old, and a semi-structured interview was also conducted with 3 EJA teachers. It was concluded in this study that the reduction of the legal age of entry into the EJA to 15 years and the search for work and income, are not the only reasons that lead to the presence of the very young student the modality, the school exclusion originated in regular education, promotes a scenario of failure, demotivation and school dropout, driving the young student to seek the EJA as an alternative for inclusion and acceleration of studies. In the conception of teachers, the presence of young people cause generational conflicts in the relationships between students and teachers/students, and methodological didactic changes with regard to the pace of teaching, the proposed activities, in the selection of contents that should be aimed at professional qualification.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6573
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

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